28/04/2024

Winity promete antecipar compromissos assumidos no leilão do 5G

Empresa de telecomunicações deve levar conectividade para rodovias federais do Nordeste, Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul.

Na semana passada, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, se fez presente e acompanhou uma demonstração de um projeto-piloto da Winity, referente a um compromisso assumido no leilão do 5G de conectar localidades sem internet e mais de 35 mil km de rodovias federais. A infraestrutura foi instalada nas comunidades de Encruzo e Ilha do Peru, no Maranhão.

A Winity foi uma das empresas que arrematou frequências no leilão 5G, sendo que comprou a faixa de 700 MHz a nível nacional. Com isso, a empresa se comprometeu a acelerar a instalação das antenas e antecipar o prazo final em dois anos, finalizando a cobertura prevista em 2027.

Toda a infraestrutura e gestão dos equipamentos de rede será responsabilidade da Winity, que deverá cobrir o Nordeste (11,2 mil km), seguida do Centro-Oeste (7,5 mil km), Norte (7,2 mil km), Sudeste (5,2 mil km) e Sul (4,4 mil km).

“A visita faz parte do esforço do Ministério das Comunicações (MCom) de antecipar os compromissos do leilão do 5G e entregar à população uma cobertura de banda larga móvel que alcance as regiões mais distantes do Brasil, cumprindo a prioridade estabelecida pelo governo Lula de promover inclusão digital e social”, afirmou o ministro.

Entretanto, vale lembrar que a empresa ainda está com impasse na sua primeira parceria com a frequência rematada: acordo de compartilhamento de espectro e torre com a Vivo, que tem sido criticado por outras operadoras, entidades e associações do setor de telecomunicações.

O projeto-piloto cobre uma região de difícil acesso, por causa da falta de estradas. A Ilha do Peru é localizada a 45 km do município sede, Cururupu, onde estão localizadas 12 comunidades quilombolas onde residem 1,5 mil pessoas que não possuem conexão de banda larga. Já em Encruzo, adjacente à cidade de Presidente Juscelino, 1 mil pessoas precisavam se deslocar cerca de 30 km para contar com conexão em alta velocidade.

Por meio do espectro de 700 MHZ da Winity, essa comunidade passarão a ter cobertura 4G alcance de até 7 km, dependendo da área de instalação. Para ter acesso à rede, a população terá a disponibilização da venda de chip pré-pago com valores populares, que será comercializado por uma empresa parceira.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários