25/04/2024

Winity e Hughes lançam o RuralChip, serviço pré-pago para áreas rurais

Objetivo das empresas é levar conectividade para comunidades remotas, usando o espectro de 700 Mhz adquirido pela atacadista no leilão do 5G.

Na semana passada, a Winity, provedora de infraestrutura e soluções de telecomunicações, e a Hughes, provedora de banda larga via satélite, anunciaram o lançamento de um projeto-piloto de chips pré-pagos para internet móvel em áreas remotas, o RuralChip. O objetivo é levar conectividade para comunidades remotas, usando o espectro de 700 Mhz adquirido pela atacadista no leilão do 5G.

Segundo a Winity, o objetivo da parceria é alavancar o uso eficiente do espectro de 700 MHz adquirido pela empresa do fundo Pátria no leilão de 2021. A ideia é refinar a solução para uma futura implantação em escala em todo o País, segundo o CEO da operadora atacadista, Sergio Bekeierman. “É um grande projeto, fruto das sinergias dos modelos de negócio da Winity e da Hughes“, afirmou.

“A parceria torna possível a inclusão digital de milhares de pessoas e o desenvolvimento econômico dessas regiões, em linha com o plano de negócios da Winity, que é chegar aonde nenhuma outra operadora chegou até hoje”, completou Bekeierman.

Para Rafael Guimarães, presidente da Hughes do Brasil, a internet via satélite é um recurso importante para atacar o déficit de conectividade nas zonas rurais do País.

“Por isso, a Internet via satélite contribui muito para a democratização do acesso à conexão e desenvolvimento econômico nessas regiões. Acreditamos que a combinação de nossos recursos de hotspots comunitários alimentados por satélite com o espectro da Winity nos permitirá explorar uma nova maneira de enfrentar esse desafio”, indicou.

O projeto conta com a parceria da Ericsson, Nokia e Algar Telecom, e a prova conceito está ocorrendo em zonas rurais de duas cidades do Maranhão: Presidente Juscelino e Cururupu. A Algar participa como fornecedora do core de rede e prestadora de serviços de tarifação, provisionamento, NOC e data center.

Em Presidente Juscelino, a fornecedora de rede de acesso é a Ericsson, onde permite habilitar um novo modelo de substituição de conexão satélite+WiFi por satélite+4G em regiões remotas e comunidades distantes. Em Cururupu, inaugurado na comunidade da Ilha de Peru), a Nokia é a fornecedora da tecnologia necessária para levar conectividade e internet 4G à população da ilha e de comunidades vizinhas.

De acordo com as empresas, cada site do projeto conta com a solução de backhaul via satélite de alta capacidade da Hughes e com um site LTE e um núcleo de rede da Winity – criando efetivamente uma rede 4G para atender clientes do RuralChip nas localidades.

Nesta etapa, o serviço permite acesso à internet móvel por meio de um chip pré-pago, com recargas a partir de R$ 14,90. O lançamento do serviço RuralChip nas comunidades aconteceu junto da inauguração dos sites construídos pela Winity. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou da cerimônia de inauguração do serviço.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários