28/04/2024

Vivo anuncia geração de 2 MWp de energia limpa em Rolim de Moura (RO)

Novo parque solar da Helexia abastecerá unidades operacionais da Vivo com energia limpa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Dois megawatts-pico de energia limpa serão gerados a partir de Rolim de Moura, interior de Rondônia, anunciou a operadora Vivo. Isso significa que essa região passa a integrar o mapa da geração de energia limpa do país. 

energia limpa

Em junho, foi iniciada a operação comercial de uma usina solar na cidade com capacidade instalada de dois megawatts-pico (MWp), construída pela Helexia, player internacional em transição energética, e que vai abastecer unidades operacionais Vivo, empresa com atuação sustentável, como parte de seu projeto de geração distribuída, com consumo de energia 100% renovável. 

A Helexia se define como uma empresa que desenvolve e investe em projetos customizados para que clientes possam criar os seus próprios centros de serviços energéticos e tornar a transição energética uma realidade.

A capacidade instalada de dois MWp permitirá que a usina solar gere energia renovável equivalente ao abastecimento de cerca de duas mil residências brasileiras. A energia produzida será injetada no Sistema Nacional Integrado (SIN) e se transformará em crédito para a Vivo, que também terá importante economia em suas faturas de energia elétrica. 

Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil, afirmou que essa energia gerada no interior de Rondônia vai ser usada pela Vivo em qualquer outro município da área de da Energisa no estado. 

“A energia gerada em Rolim de Moura poderá ser usada pela Vivo em qualquer município da área de concessão da Energisa Rondônia. Além disso, o empreendimento vai mostrar a outras empresas o potencial para a geração de energia renovável na região, levar emprego aos moradores e mostrar a contribuição da cidade no combate às mudanças climáticas”.

Caio Guimarães, diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo, afirmou que essa novidade é um passo importante para a geração de energia que a Vivo distribui. 

“Este é mais um importante passo no projeto de geração distribuída da Vivo, que prevê a instalação de usinas de fontes solar, hídrica e de biogás, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificação da matriz energética em diferentes regiões do país”.

Em abril, a Helexia entregou outras três usinas da Vivo, localizadas no Paraná.  No mês de março, a empresa também finalizou as obras da unidade do município de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul. Com isso, a empresa atinge a marca de 25,3 MWp em operação comercial dos contratos com a Vivo. 

O parque solar construído pela Helexia em Rolim de Moura conta ainda com a previsão de ampliação da capacidade instalada em 50%. Com isso, o empreendimento passará a produzir um total de três MWp, dos quais um MWp será dedicado ao atendimento de uma outra empresa, demonstrando investimento contínuo na cidade. A área para a construção já está pronta e as obras estão previstas para os próximos meses. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários