26/04/2024

MCom inicia discussões para fazer Estratégia Nacional de Governo Digital

Encontro entre Juscelino Filho e Esther Dweck visa modernizar a administração pública através do Governo Digital.

O ministro responsável pelas Comunicações, Juscelino Filho, encontrou-se com a ministra encarregada da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, no dia 13 de junho, terça-feira, com o objetivo de iniciar discussões para a criação da Estratégia Nacional de Governo Digital. Essa iniciativa busca modernizar e simplificar a administração pública através da adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a fim de promover o acesso aos serviços digitais na plataforma Gov.Br.

Governo Digital

Juscelino afirmou que está tendo reuniões com diversas entidades para melhorar os serviços que fazem parte do escopo do MCom. 

“Estamos mantendo reuniões com as entidades relacionadas ao ministério (Anatel, Correios e Telebras) para desenvolver políticas públicas que buscam aproximar os serviços digitais do cidadão, aproveitando suas respectivas habilidades técnicas e alcance”.

Ele ressaltou que programas do Ministério das Comunicações (MCom), como o Norte e Nordeste Conectado e o Wi-Fi Brasil, podem assegurar conectividade e inclusão digital, que são “fundamentos essenciais para o sucesso da estratégia nacional”.

Durante a reunião, a ministra Esther Dweck. mencionou que o Gov.Br possui atualmente 148 milhões de contas ativas, sendo uma plataforma que disponibiliza mais de 4,1 mil serviços digitais. 

Houve discussão sobre a possibilidade de utilizar os Correios como um ponto de atendimento para esclarecer dúvidas dos cidadãos, oferecer orientação aos gestores municipais e estaduais sobre como solicitar os programas do Ministério das Comunicações (MCom) e incentivar as operadoras a permitirem o acesso dos usuários à plataforma de serviços governamentais.

Além da ministra, estiveram presentes na reunião o presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, as secretárias executivas do MCom, Sônia Faustino, e do Ministério da Governação Institucional (MGI), Cristina Mori, o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, e o Chefe de Gabinete do MCom, Braunner Fassheber Novais.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários