22/04/2024

Videomonitoramento integrado com LTE privado traz ganho para a segurança da Bahia

Diretor de Produtos e Arquitetura da Oi Soluções, Fernando Sá participou do painel sobre conectividade e tecnologia para cidades inteligentes no Painel Telebrasil Innovation.

O projeto tecnológico para a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia desenvolvido pela Oi Soluções foi um dos cases apresentados durante o Painel Telebrasil Innovation, realizado nesta quarta (14), em São Paulo. O diretor de Produtos e Arquitetura de Soluções da Oi Soluções, Fernando Sá, participou do painel “Transformação Urbana: redesenhando cidades com inteligência e conexão”.

O executivo lembrou que a Oi Soluções, segmento corporativo da companhia, sempre teve os governos entre os principais parceiros no desenvolvimento de tecnologia e destacou o projeto de videomonitoramento e LTE Privado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia como uma ferramenta que “empodera a força policial de segurança pública do estado”.

“Houve uma época em que os governos investiam em comprar equipamentos, mas sob o ponto de vista de arquitetura, precisamos de toda uma cadeia de serviços de tecnologia da informação. Como é possível garantir segurança, eficiência operacional, performance e sustentabilidade? Como é possível garantir que todos os serviços estão em pleno funcionamento no atendimento a necessidade do cidadão? A implementação da solução de videomonitoramento integrada ao LTE privado e no modelo de contrato como serviço de ponto de imagem trouxe um ganho extremamente significativo para a segurança pública da Bahia e garantia de sua plena operação durante os 5 anos do contrato”, avaliou Fernando.

O diretor da Oi Soluções falou sobre como o sistema facilita a localização da viatura mais próxima, diminuindo o tempo de chegada do policial ao local da ocorrência. Além disso, a tecnologia alarma proativamente quando identifica alguma placa de veículo roubado ou reconhece a face de foragidos cadastrados na base da polícia. Ao todo são aproximadamente quatro mil câmeras instaladas em 78 cidades e quatro mil dispositivos móveis implementados em 13 cidades na Bahia. Fernando destacou que a tecnologia responde a três necessidades fundamentais da segurança pública: prevenção, atuação em campo e investigação.

Privacidade

Fernando lembrou ainda que o tema da privacidade é sempre prioridade na discussão dos projetos de segurança pública. No caso do videomonitoramento da Bahia, quem faz a gestão da base de dados é a secretaria de segurança pública.

“Nós, como orquestradores de soluções, implementamos a infraestrutura, damos todo o suporte de TI, mas a manipulação de dados é feita pela secretaria de segurança”, explicou.

Fernando Sá compôs a mesa ao lado do diretor de Cibersegurança da Huawei no Brasil, Marcelo Motta, do CEO e fundador da Colab, Gustavo Maia, do diretor de Soluções Corporativas da TIM, Paulo Humberto Gouvea, do CRO da Ligga Telecom, Rafael Marquez, e do secretário de Inovação e Administração da Prefeitura de Santo André, Pedro Seno.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários