23/02/2024

Jogos para PC: requisitos para tirar o máximo proveito dessa experiência

O sonho de muitos jogadores é ter um PC gamer, afinal o PC se tornou uma plataforma muito versátil. Desse modo, atualmente a maioria dos jogos mais cobiçados já tem uma versão para computador.

Hoje, há uma variedade de jogos de PC para baixar, inclusive de forma gratuita, o que pode ser um atrativo para muitos gamers. Alguns exemplos de jogos do tipo passam por quebra-cabeças e jogos RPG, oferecidos por plataformas especializadas que permitem aos usuários explorar inúmeros personagens com o intuito de subir de nível.  Entretanto, é preciso saber os requisitos necessários para que o seu tão sonhado PC gamer possa executar desde os jogos mais simples até os mais populares e recém-lançados.

Fonte: Pexels

O que é essencial para um PC gamer?

Os principais componentes para um PC gamer são: placa-mãe, processador (CPU), memória RAM e placa de vídeo. Uma placa-mãe de qualidade é fundamental. Ela é a base de todos os outros componentes de hardware e, sem uma placa boa, de nada adiantará investir em outras partes.

O processador é responsável pelo desempenho do PC. Ele é composto por múltiplos núcleos e tem sua própria velocidade de operação. Quanto mais núcleos e quanto maior a velocidade, melhor o desempenho do seu PC.

A memória RAM é responsável pela rapidez do processador, principalmente pelo carregamento dos dados em segundo plano e pela realização de tarefas simultâneas. 8 GB de RAM é a quantidade mínima de RAM para qualquer jogo em PC.

Por fim, a placa de vídeo, que é responsável pela geração de imagens no monitor. Ela fará com que os gráficos dos jogos rodem de maneira satisfatória. As melhores placas no mercado são AMD e Nvidia.

Um PC para jogos também vai precisar de um HD espaçoso e/ou um SSD (este possui menos espaço do que o HD, mas sua velocidade de operação é maior) para armazenar os jogos. Além de um monitor com boa resolução e periféricos (mouse, teclado, joystick, fone de ouvido, mousepad e cadeira).

Fonte: Pexels

Cada jogo tem seus requisitos

É importante saber que cada jogo vai ter um nível de exigência diferente. Geralmente, as páginas dos jogos informam os requisitos mínimos (o necessário para executar o jogo com baixo desempenho) e os recomendados (o necessário para o jogo ser executado sem travamentos e com gráficos muito melhores).

Se você deseja jogar jogos modernos mais leves, como alguns dos inúmeros jogos de quebra-cabeça existentes, é possível comprar ou montar um PC gamer mais modesto. No entanto, para jogos mais pesados, o investimento terá que ser maior para que o jogo seja executado de forma que o usuário aproveite todos os detalhes e inovações gráficas.

Os já comentados jogos de RPG exercitam a criatividade e fazem com que você mergulhe totalmente em um outro mundo. Um dos títulos mais famosos desta categoria é o Cyberpunk 2077, cujos requisitos recomendados são processador Intel® Core™ i7-4790, ou melhor, 12GB de memória RAM e pelo menos 70GB de espaço de armazenamento disponível.

Um clássico é sempre um clássico. Counter-Strike: Global Offensive é o jogo de tiro em primeira pessoa mais popular desde seu lançamento no começo dos anos 2000. É uma ótima alternativa para quem não pode ter um PC superpotente. Os requisitos mínimos para este jogo são processador Intel Core 2 Duo E6600 ou AMD Phenom X3 8750, 2 GB de memória RAM, placa de vídeo de 256 MB e espaço livre em disco de 8 GB.

Para que você consiga se divertir no mundo dos jogos, vale a pena prestar atenção nesses detalhes, já que são eles que farão com que sua experiência seja a melhor possível.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários