27/04/2024

Status do 5G: saiba como acompanhar e cobrar operadoras

É possível acompanhar o crescimento da rede 5G e ter informações para cobrar um bom serviço das operadoras.

A rede 5G é uma novidade em diversos locais do mundo, inclusive no Brasil. Por isso, é motivo de muitas dúvidas. A expectativa é que o processo de instalação da tecnologia no país seja concluída até 2030, até lá serão períodos de liberação de sinal por regiões, como tem sido desde o começo. Mas, você sabia que é possível acompanhar tudo isso com facilidade? 

Rede 5G

A Anatel – Agência Nacional de Tecnologia, e todas as outras entidades dedicadas ao processo de liberação do 5G no Brasil, tem disponibilizado a tecnologia por cidades, sendo após isso as operadoras têm o compromisso de organizar a distribuição do sinal para o consumidor. 

Ou seja, a agência libera a utilização do sinal em determinada região. Em seguida as operadoras que estão responsáveis pelo sinal naquele local, já podem começar a ativação da rede para que seus clientes possam usufruir disso. 

Desde 4 de julho de 2022 as capitais brasileiras começaram a receber o sinal. Desde então, tem sido um trabalho cooperativo entre a regulação de telecomunicação e a iniciativa privada. 

Como monitorar o crescimento do 5G pelo país?

As operadoras têm disponibilizado mapas da cobertura 5G que tem realizado no Brasil. Esse é um caminho. Porém, no site da Anatel, é possível acompanhar melhor, com detalhes, o panorama geral do status da tecnologia. 

Além disso é possível ver também o que ainda deve ser feito, de acordo com o que foi firmado no Edital do 5G. 

A página da Anatel é dedicada a informações, acompanhamentos e controle geral de telecomunicações, porém há uma aba exclusiva do 5G. Lá está disponível todas as informações das operadoras, como Claro, Vivo, TIM, Algar e Brisanet. 

Use essas informações para fiscalização

Após a liberação do sinal 5G em uma região, é obrigação das operadoras fornecer a distribuição do serviço. 

Portanto, se você sabe que há a tecnologia na sua cidade, sua operadora é uma das participantes do edital, mas você ainda não consegue usar a rede, mesmo tendo um aparelho compatível, é possível cobrar da companhia para entender o motivo de não haver o serviço para todos da região. 

Outras informações úteis 

Além do painel de acompanhamento, a Anatel tem uma página dedicada ao 5G, onde disponibiliza informações sobre a tecnologia, detalhes sobre o Leilão 5G, lista atualizada de aparelhos certificados para uso da tecnologia e notícias. 

Clique aqui para ver todas essas informações de livre acesso aos consumidores. Confira também os dados detalhados sobre a expansão do 5G no Brasil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários