26/04/2024

Polícia apreende toneladas de cabos de telecom em comunidade do RJ

Cerca de 100 toneladas do material foram encontradas dentro de uma casa na comunidade de Manguinhos, na Zona Norte da capital fluminense.

Em ação realizada nesta terça-feira (27), agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) da Polícia Civil do Rio de Janeiro e policiais militares do estado apreenderam cerca de 100 toneladas de cabos de telecom na comunidade de Manguinhos, na Zona Norte da capital fluminense.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

O material foi encontrado dentro de uma residência em ação que contou com o apoio da Secretaria de Ordem Pública (Seop) da Prefeitura do Rio, que na última semana, também com uma equipe da DRF realizou diligências na região da apreensão e localizou um ferro-velho clandestino, onde foram apreendidos cerca de 20 toneladas de fios e cobre.

Além disso, ainda foram encontrados no estabelecimento material furtado de uma concessionária de energia, além de uma ligação clandestina de água. Todo material apreendido foi para a Cidade da Polícia e ainda está sendo periciado. Depois será enviado para o depósito da empresa de telefonia dona dos fios e cobre.

No ferro-velho, que não tem alvará de funcionamento, também foram encontrados pelos agentes 26 galos e sete cachorros que sofriam maus-tratos. Com isso, foi preciso acionar a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para fazer o resgate.

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, comemora o sucesso da ação, que é fundamental para “combater furto e receptação de cabos e de fios na cidade, o que tanto prejudica a população”.

“Nós conseguimos apreender diversos fios identificados, inclusive, por empresas concessionárias de prestação de serviços de telefonia, além disso, nós resgatamos animais em péssimas condições e sofrendo maus-tratos. Nós vamos continuar trabalhando, especialmente em áreas que sofrem influência do crime organizado, como é o caso de Manguinhos”, enfatiza.

Além de fomentar o crime organizado, o roubo e furto de cabos de telecom é um problema muito grave no setor, uma vez que além de causar expressivos prejuízos aos prestadores de serviços, ainda afeta a prestação do serviço para os consumidores.

De acordo com a Conexis, em 2022, 4,72 mil quilômetros de cabos foram furtados ou roubados em todo o país, um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Essas ações criminosas deixaram 7 milhões de clientes sem serviços de telecomunicações, inclusive para acionar serviços de emergência.

FonteEnfoco
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários