22/04/2024

Oi Soluções apresenta case de indicador de excelência em tecnologia e inovação no Febraban Tech 2023

Público do evento teve acesso a estudo que mostra como empresas brasileiras estão investindo em transformação digital

A Oi Soluções, provedora e orquestradora de soluções digitais da Oi para o mercado corporativo, marca presença no “Febraban Tech 2023”, o maior evento de tecnologia e informação do mercado financeiro, com apresentação sobre o INEXTI, indicador de excelência em tecnologia e inovação, idealizado pela unidade da operadora que atende o segmento corporativo e desenvolvido pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado.

Os porta-vozes Marcelo Leite, Head da Oi Soluções, e Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil para a América Latina, apresentaram para o público do evento os resultados do estudo que mostra como as empresas brasileiras estão investindo em transformação digital, com base nos pilares segurança da informação, adoção de cloud e modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios.

Segundo Marcelo Leite, “o FEBRABAN TECH reúne grandes empresas e líderes do segmento financeiro para trocar experiências e divulgar tendências, no que diz respeito à tecnologia e à inovação. Nesse sentido, a Oi Soluções está apresentando os resultados do INEXTI. Acreditamos que além de um indicador, ele é uma bússola que pode orientar estrategicamente as empresas brasileiras em suas jornadas de transformação digital”.

O indicador foi obtido a partir de 200 entrevistas concluídas no final de 2022 com tomadores de decisão e influenciadores na contratação de serviços de TI de empresas de médio e grande porte de várias verticais em todo o País. O resultado é uma ponderação desses três pilares. O INEXTI 2022, mostrou que, numa escala de 0 a 100, a nota média das empresas brasileiras foi 52,1, o que representa uma evolução se comparada aos 48 pontos da primeira edição, divulgada em 2021.

No que se refere à segurança da informação, os dados revelaram uma associação direta entre o monitoramento do ambiente de TI e a existência do executivo de segurança da informação (CISO – Chief Information Security Officer). Sessenta e quatro por cento das empresas entrevistadas que possuem a figura de um CISO têm a maior parte ou todo seu ambiente de TI monitorado. Os números mostraram também que embora a gestão e operação de segurança continuem majoritariamente feitas por times próprios, a necessidade de consultoria vem crescendo. Cinquenta e seis por cento já contratam consultoria para Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sobre a adoção de cloud e modernização de infraestrutura, é possível constatar que ainda que os ambientes de TI tradicionais predominem, a coexistência e integração de modelos de nuvem avançam. Em 2021, 49% das empresas utilizavam o modelo híbrido (tradicional e nuvem). Nesta segunda edição, esse número chegou a 62%. Entre os desafios apresentados para a migração para a nuvem estão problemas com conectividade (39%), dificuldade para prever custos (38%) e falta de capacitação técnica sobre nuvem (20%).

O pilar serviços de TI aplicados aos negócios, que correlaciona a adoção de tecnologia e a potencialização dos resultados das organizações, mostrou um aumento do número de empresas que possuem indicadores de TI vinculados aos negócios, passando de 50% em 2021 para 57% nesta edição.

A Oi Soluções conta atualmente com 80% das maiores empresas do Brasil em sua carteira de clientes e contribui com cerca de 25% do total da receita da Oi. Além das ofertas de longo prazo de conectividade, a unidade tem contratos de TIC com mais de 40 mil clientes corporativos. Seu portfólio oferece soluções completas e integradas de Segurança, Cloud, UC&C (Unified Communications and Collaboration), IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica. A Oi Soluções tem como objetivo se tornar a maior orquestradora de soluções digitais do mercado corporativo do país.

Acesso à pesquisa do INEXTI

As empresas que desejarem avaliar gratuitamente seu grau de maturidade digital devem preencher integralmente a pesquisa no site www.oisolucoes.com.br/INEXTI. Após o preenchimento, será gerado um relatório exclusivo com o indicador da empresa e uma análise final com recomendações de atuação. O estudo continuará sendo atualizado recorrentemente, permitindo que as organizações acompanhem sua evolução.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários