14/04/2024

Nokia fecha contrato e fornecerá equipamento FWA para estatal costarriquenha

Grupo ICE planeja oferecer redes 5G privadas por meio da Racsa em 2023, além de redes públicas de massa com a ICE em 2024.

Enquanto alguns países estão tentando banir os equipamentos da Nokia de suas redes de telecomunicações, outros estão fechando negócios com a fabricante. A estatal costarriquenha Grupo ICE contratou a empresa finlandesa para fornecer equipamentos de acesso sem fio fixo (FWA) para sua subsidiária Racsa.

A Nokia conseguiu o contato após se classificar à frente de concorrentes em um edital lançado em abril passado pelo sistema de compras públicas Sicop. Com o FWA, a ICE/Racsa visa o promissor segmento de redes privadas e planeja oferecer redes 5G privadas por meio da Racsa em 2023, além de redes públicas de massa com a ICE em 2024.

Em comunicado, a empresa explica que “Este tipo de rede [FWA] fornece soluções de altíssima velocidade para clientes corporativos e de massa – de pessoas físicas e residências a PMEs, empresas e setores produtivos – e permitirá ao governo da república garantir serviços robustos e de alta disponibilidade cidadão, institucional e serviços empresariais“.

Para Marco Acuña, CEO da ICE, a implantação de redes 5G deve aumentar a atração de investimento estrangeiro direto para a Costa Rica, além de trazer benefícios sociais. A empresa conta com espectro na banda de 3,5 GHz na qual poderia oferecer 5G, além de possuir porções de espectro na banda de 2,6 GHz, que está em processo de recuperação.

Os serviços de tecnologia e telecomunicações são uma área de investimento robusto da ICE, sendo que no primeiro trimestre de 2023, foram investidos, pelo menos, 3,1 bilhões de colones (US$ 5,7 mi) em instalações e equipamentos relacionados ao setor. Além disso, ainda registrou uma receita de 138 bilhões de colones em telecomunicações.

A FWA é uma tecnologia sem fio 5G ou 4G LTE que permite acesso de banda larga fixa por meio de frequências de rádio, em vez de fibra ou cabos. Por essa tecnologia, o 5G opera como conectividade fixa de última milha, com equipamentos do tipo modem instalados nas instalações dos clientes, sendo adequado principalmente para áreas onde a instalação de fibra é difícil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários