27/04/2024

MCom quer levar conectividade para todas escolas públicas até 2026

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que tem como compromisso levar conectividade para todas as escolas públicas do Brasil.

No final da tarde desta terça-feira, 20, ocorreu o terceiro encontro chamado Simpósio TelComp – Telecom, Tecnologia e Competição para o Futuro Digital. O evento foi organizado pela TelComp, que é a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas, em colaboração com o IDP, que é o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

Conectividade

Durante o simpósio, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, discursou a respeito do objetivo do Governo Federal de promover a conectividade em todas as 138 mil escolas públicas do país.

Segundo o ministro, o desafio principal é garantir que, até o ano de 2026, todas as escolas públicas tenham acesso à internet com uma velocidade adequada para fins pedagógicos. Ele ressaltou a importância de alcançar uma velocidade que realmente faça a diferença na vida dos alunos.

“O nosso maior desafio é levar, até 2026, conectividade para as escolas públicas do nosso país, com uma velocidade adequada para fins pedagógicos. Uma velocidade que a gente consiga de verdade fazer a diferença na vida daqueles alunos”.

Juscelino também fez menção ao Grupo de Trabalho criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito do Ministério das Comunicações (MCom). Esse grupo tem como propósito identificar as necessidades de inclusão digital no país. O programa abrange os seguintes temas: Educação, Alfabetização e Habilidades Digitais, Diversidade, Cidades e Periferias, Zonas Rurais e Saúde. O Grupo de Trabalho será responsável por desenvolver o Plano Nacional de Inclusão Digital.

“A criação deste grupo mostra a importância em garantir para todos os brasileiros o acesso à internet, em especial de baixa renda, com oferta de serviços de qualidade a preços adequados. Vamos implantar infraestrutura de internet de alta velocidade em todos os municípios por meio de variadas tecnologias, com atenção a áreas rurais e regiões remotas, como comunidades indígenas e quilombolas”, enfatizou.

O secretário de Telecomunicações do Ministério da Comunicação, Maximiliano Martinhão, também falou sobre o Plano de Telecomunicações do governo. Ele ressaltou que a principal meta do governo é garantir acesso à internet em todos os municípios. 

O objetivo é proporcionar conectividade para aqueles que ainda não têm acesso, melhorar a qualidade da internet para aqueles que já possuem e expandir a conectividade em escolas e postos de saúde. Em resumo, o governo está empenhado em fornecer acesso à internet para todos, além de melhorar a infraestrutura de conectividade em serviços essenciais, como educação e saúde.

“Nós estamos trabalhando para dar acesso à internet para quem não tem, melhorar para quem tem e atuar de maneira muito firme no sentido de ampliar a conectividade em escolas e postos de saúde”

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários