27/04/2024

Safari volta a ser o segundo navegador mais utilizado no mundo

O navegador oficial dos aparelhos da Apple, o Safari, retomou o posto de segundo mais utilizado no mundo todo.

No último mês de abril, o Safari recuperou sua posição como o segundo navegador mais usado no mundo, após ter sido ultrapassado pelo Microsoft Edge no ano passado. De acordo com a empresa de pesquisa StatCounter, o browser da Apple obteve uma participação de mercado de 11,87%, em comparação com os 9,62% registrados em abril de 2022.

Safari

O navegador da Microsoft ficou em terceiro lugar na pesquisa, com uma participação exata de 11%, superando o Firefox (5,65%), o Opera (3,09%) e o descontinuado Internet Explorer (0,55%). É importante observar que esses dados consideram apenas as versões para desktop dos navegadores, sendo que o Safari é o único concorrente que só pode ser acessado em dispositivos Mac.

Tanto o navegador desenvolvido pela Apple quanto aquele criado pela Microsoft, no entanto, apresentam um desempenho inferior ao do Chrome, que continua sendo o líder incontestável do mercado, com uma fatia de mercado de 66,13%. É importante destacar que o browser do Google tem uma grande vantagem, uma vez que é amplamente utilizado tanto em sistemas operacionais macOS quanto no Windows.

O aumento da participação de mercado do Safari pode ser explicado por diversos fatores, incluindo o crescimento do uso de computadores Mac em escala global. Conforme observado pela StatCounter, a participação de mercado da Apple aumentou de 14,7% em dezembro de 2022 para 17,8% em março de 2023, enquanto a participação dos PCs com Windows caiu de 75,4% para 63,1% no mesmo período.

O interesse crescente pelos Macs impulsionado pelos chips da família Apple Silicon pode ser citado como um dos fatores que contribuíram para a ascensão do Safari no último ano. Além disso, as mudanças implementadas pelo macOS Ventura também podem ter contribuído para aumentar a popularidade do navegador, que é o mais eficiente de todos os disponíveis para os usuários de Macs. Cabe ressaltar que o Safari já vem instalado por padrão nos computadores da Apple, o que também pode ter ajudado a impulsionar sua utilização.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários