08/04/2024

Mais de 50% das cidades de SP já atualizaram a lei das antenas

Segundo a InvestSP, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, das 645 cidades paulistas, 332, atualizaram a sua leis.

De acordo com levantamento realizado pela InvestSP, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, neste mês de abril, o número de cidades paulistas que já contam com a chamada lei das antenas atualizada subiu para 332. O número representa uma alta de 444%, em relação ao fim de 2022, quando 61 municípios tinham realizado o procedimento. Ou seja, 51,4% já estão com suas leis atualidades.

(Crédito: Freepik)

A atualização da lei das antenas é um processo fundamental para a chegada do 5G. No começo de 2023, a InvestSP iniciou uma mobilização para apoiar prefeituras e câmaras municipais no processo de mudança das legislações. Atualmente, 158 municípios (24% do total) ou já contam com 5G ou estão em fase de instalação e licenciamento das antenas, indicam dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse processo é importante para que as empresas de telecomunicações possam instalar mais antenas nas cidades, pois para que o 5G atinja todo o seu potencial de cobertura e velocidade é necessário ter mais antenados do que exige o 4G. O novo padrão móvel não exige grandes torres de transmissão, mas exige pequenas antenas posicionadas mais próximas umas das outras.

O diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo, avalia que “o aumento da conectividade é um fator cada vez mais decisivo na atração de investimentos e para tornar os municípios ainda mais competitivos”.

“Além de uma navegação mais rápida para o usuário de internet, o 5G representa inovação, automação, uso de inteligência artificial e diversos outros avanços que ajudarão a trazer mais empresas e gerar emprego e renda em São Paulo”, completa.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, fala da importância no processo de implantação do 5G, “mas ainda há muito a fazer, por isso a importância do diálogo com as prefeituras e câmaras municipais. A conectividade de alta performance é fundamental para que possamos alavancar o setor produtivo”.

Com o mesmo objetivo de expandir o 5G pelo estado e ainda dentro do TecnoCidades, a SDE e a InvestSP também têm feito uma mobilização pela troca das antenas parabólicas de TV tradicionais pelas digitais. Isto porque as TV parabólicas usam a mesma frequência que é destinada para o 5G, e a troca é necessária para evitar que o sinal dos equipamentos antigos sofram interferências. O kit gratuito com os equipamentos digitais é fornecido pela Siga Antenado para famílias de baixa renda cadastrada no Cadùico.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários