24/04/2024

Empresa instala rede para internet via fibra óptica em Fernando de Noronha

Estrutura beneficiará moradores e companhias da ilha, uma vez que apenas os órgãos do governo do estado contavam com a tecnologia.

Nesta semana, os moradores e empresas da região de Fernando de Noronha passaram a contar com o serviço de internet de alta velocidade via fibra óptica. A instalação da estrutura contou com a colaboração da Neoenergia e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 Foto: Diego França/Divulgação

Foi necessário a autorização da Anatel para realizar o serviço, e de uma parceria com a Neoenergia para que os cabos de ligação da rede pudessem ser instalados nos postes da distribuidora de energia, que fechou um acordo com uma empresa fornecedora de sinal de internet.

A estrutura de fibra óptica, que será instalada na zona urbana da ilha, trará benefícios para moradores e empresas de Fernando de Noronha, uma vez que somente os órgãos do governo do estado contavam com internet por tal tecnologia.

De acordo com Diego França, diretor da empresa Noronhatech, responsável pelo trabalho, serão instalados 13 quilômetros de cabos de fibra óptica na ilha, sendo que nesta primeira etapa, o serviço de conectividade ficará disponível em bairros com uma população maior na região.

Instalamos a fibra em 70% da ilha. Nesta primeira etapa ativamos os bairros mais populosos, como Vila do Trinta, Floresta Nova, Vila dos Remédios e Boldró. Trabalhamos com diversos satélites. O cliente não precisa ter antena; disponibilizamos o roteador”, afirmou Diego França.

Ele conta que a partir de junho, o serviço será expandido para outros bairros de Fernando de Noronha, como Sueste e Três Paus. Além disso, com a autorização do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), a empresa afirma que pretende disponibilizar a internet por fibra óptica na área do Parque Nacional Marinho.

França espera atender 600 clientes com a estrutura, oferecendo um serviço com velocidade que varia entre 4 Mb e 150 Mb. A promessa é ter técnico disponível para a manutenção.

ViaG1

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários