05/04/2024

Starlink será vendida por provedor de Franca, SP, no Brasil; entenda

Internet via satélite da SpaeX, de Elon Musk, a Starlink, passará a ser vendida no Brasil por uma empresa de Franca, em São Paulo.

A Starlink será revendida por um provedor do interior brasileiro dentro e fora do Brasil. O provedor de comunicações remotas UniversoSat, com sede no interior de São Paulo, fechou um acordo de distribuição com a Starlink, empresa da SpaceX, para revender serviços de banda larga baseados na constelação de órbita baixa do bilionário Elon Musk em qualquer país. 

Starlink França

Em dezembro, a UniversoSat já havia obtido autorização para vender esses serviços a clientes corporativos “veiculares e marítimos” no Brasil. 

Agora, em abril, foi autorizada a comercialização em todo o mundo. Com o contrato expandido, a empresa poderá disponibilizar o produto inicialmente em países vizinhos da América do Sul e também na África. 

Entre os mercados potenciais estão Colômbia, Peru, Guiana, Argentina e Angola, de acordo com o fundador do ISP, Efrem Peixoto.

Valores da Starlink 

Os preços dos planos, que são definidos em dólar, variam de acordo com a franquia de dados contratada. O plano mais básico, chamado Business 1000, oferece 1 Terabyte de franquia de dados por mês para um hotspot fixo, e custa US$ 500. Também estão disponíveis planos com 3 TB e 6 TB de franquia.

Além disso, há opções de planos para veículos, sendo que os planos móveis têm preços mais altos. A velocidade de acesso é de 350 Mbps para download e 40 Mbps para upload, com uma latência de 20 a 40 ms. É necessário adquirir o equipamento, que tem um custo adicional de US$ 2,5 mil.

De acordo com Peixoto, esse valor não é alto quando comparado com serviços em banda Ku, que possuem preços mais elevados e menor capacidade de transmissão de dados e tempo de resposta. O mercado-alvo é o corporativo, voltado para empresas que necessitam de alta capacidade de transmissão de dados e baixa latência em locais remotos.

A UniversoSat está ampliando seu alcance para incluir fazendas, hotéis e restaurantes em áreas sem cobertura de outras tecnologias, assim como empresas que necessitam de conectividade constante em barcos e navios. 

Atualmente, a empresa oferece internet via satélite com base em satélites geoestacionários nas bandas Ka e Ku. No entanto, eles estão migrando todos os links Ku para o novo serviço da Starlink. Isso significa que cerca de mil assinantes corporativos serão transferidos para a banda larga da Starlink.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários