28/04/2024

Rede 5G já alcança 47 das maiores economias do mundo, segundo estudo

Pela primeira vez, os Estados Unidos lideram no número de cidades com o 5G (503 cidades) à frente da China, com 356.

De acordo com o estudo anual “The State of 5G”, promovido pela Viavi Solutions, as redes 5G implantadas no mundo atingiram um total de 2.497 cidades em 92 países até abril de 2023, tendo os EUA liderando a cobertura, superando a China pela primeira vez. Outros 23 países têm testes pré-comerciais de 5G em andamento, e 32 países anunciaram ter intenções no 5G, deixando apenas 48 países ainda sem planos para 5G.

Nos Estados Unidos, o número de cidades com redes 5G cresceu significativamente para 503, um aumento de 69% em relação às 297 cidades listadas em maio de 2022. Já na China, o número ficou parado em 356 cidades desde a atualização de junho de 2021. Entretanto, o número de cidades é apenas um aspecto relativo referente a evolução do 5G nas duas nações, pois a China ainda fica a frente em outras métricas, como velocidade de dados, número de assinantes e estações base implantadas.

Além disso, o estudo ainda aponta que a tecnologia está ativa em 47 das 70 maiores economias do mundo (com base no PIB). No ano passado, 18 países anunciaram as primeiras implantações de 5G, incluindo duas das maiores economias em desenvolvimento, Índia e México, além de outras economias emergentes, como Angola, Etiópia e Guatemala.

Um dos pontos mais chamativos da pesquisa trata do crescimento das redes 5G standalone (SA), que são aquelas que operam independentemente da infraestrutura 4G existente, que no caso do Brasil, usam a faixa de frequência 3,5 GHz de forma exclusiva. Para comparação, em janeiro de 2022, havia apenas 24 redes non-standalone (NSA) globalmente, enquanto que no mesmo mês deste ano, já havia 45 redes no padrão SA em operação, em 23 países.

Outros aspectos 5G

Nas redes 5G privadas, o setor industrial emergiu como líder global, tendo 44% das implantações anunciadas publicamente, seguido pelos setores de logística, educação, transporte, esportes, serviços públicos e mineração. As aplicações IoT também têm evoluído, liderando discussões a respeito de fábricas inteligentes, cidades inteligentes e assim por diante.

No caso do espectro para 5G na banda de ondas milimétricas (mmWave), geralmente considerado 24 GHz e acima, atraiu muito interesse de diversos países. Muitos dos maiores mercados móveis do mundo, incluindo China, Índia e Estados Unidos, disponibilizaram o mmWave, bem como aqueles com populações pequenas, como Seychelles e Guam. O mesmo padrão de diversidade é válido em mercados desenvolvidos, como Alemanha e Japão, e em economias emergentes, como Indonésia e Vietnã.

Vale ressaltar que a faixa em específico oferece benefícios significativos com mais velocidade, menos latência e mais capacidade, mas possui desvantagens, como cobertura mais baixa, custos de equipamentos mais altos e necessidade de implantações densas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários