26/04/2024

Mais de 900 cidades terão faixa do 5G liberada até julho, segundo EAF

Antonio Parrini, COO da entidade, disse que nessa fase, a organização deve se dar em três grupos de 300 municípios.

A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), grupo formado pelas vencedoras do leilão do 5G para realizar a limpeza do espectro para uso da tecnologia, espera que ,até o dia 30 de junho, possa liberar a frequência para uso das teles em mais 910 cidades.

Segundo Antonio Parrini, COO da EAF, em conversa com os jornalistas após painel no Teletime TEC – 5G & Wireless, evento realizado nesta terça-feira, 18, em São Paulo, a organização deve se dar em três grupos de 300 municípios. “A gente vai ter uma liberação expressiva de cidades agora em abril. Faltam 910, mas serão 300 em abril, 300 em maio e 300 em junho”.

“Acreditamos que vamos antecipar, não vai ficar tudo para até 30 de junho. E vamos trabalhar para antecipar metas e obrigações após isso”.

A lista das cidades que estarão nessa próxima fase será discutida em reunião realizada hoje (19), do grupo de trabalho da migração e mitigação, sob supervisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

“Essa relação de cidades está sendo discutida também com o GT da migração/mitigação e o Gaispi, envolvendo dessa forma também as prestadoras de pequeno porte (PPPs). “Essa lista não nasce da cabeça da EAF. A entidade implementa e a lista surge na discussão entre todos os membros do GT, sendo depois aprovada pelo próprio Gaispi.”

Lembrando que a obrigação de ter a rede nas cidades com mais de 200 mil habitantes, segundo o edital 5G, é até 30 de junho, mas a entidade já está adiantada outras metas. “Nessa fase, a gente também vai liberar um quarto das cidades com menos de 30 mil habitantes, que [no total desse grupo] são 1.099.” Desse montante, 20% estão em clusters – isto é, da extensão de cobertura para cidades próximas às que já estão com a frequência liberada”, explica.

De acordo com Parrine, 700 cidades já estão com o uso do espectro de 3,5 GHz liberado, sendo que do grupo de até 200 mil habitantes, 87 já foram liberadas, faltando apenas 15 localidades.

No grupo de cidades de até 100 mil habitante, embora a meta seja apenas para ano que vem, esses municípios já estão dentro do processo de cluster, sendo que 40% já estão abarcados nessa fase.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários