27/04/2024

1ª rede 5G mmWave comercial será lançada pela Telefónica, Ericsson e Qualcomm

Segundo as empresas, a tecnologia será disponibilizada para uso durante MWC 2023, que acontecerá entre 27 de fevereiro a 2 de março.

A Telefónica, a Ericsson e a Qualcomm Technologies anunciaram que irão lançar a primeira rede comercial móvel 5G milimétrica (mmWave) no Mobile World Congress 2023 (MWC 2023), que acontecerá entre 27 de fevereiro a 2 de março, em Barcelona, na Espanha. Durante o evento, parceiros de dispositivos de usuários compatíveis poderão acessar a rede.

A Qualcomm Technologies também apresentará uma gama de dispositivos globais equipados com plataformas móveis Snapdragon que impulsionam o avanço da indústria, cujo espectro permite o alcance de altas velocidades.

Somaya El-Marrakchi, chefe de redes da Ericsson Ibéria, afirma que “Nossa colaboração com a Telefónica e a Qualcomm Technologies para alcançar este salto tecnológico 5G mmWave na Espanha mudará drasticamente a experiência de conectividade móvel para consumidores e empresas, tornando-a mais rápida, mais acessível e mais confiável”.

“A banda milimétrica abre um novo paradigma na implementação da tecnologia 5G que fornecerá às operadoras uma ferramenta poderosa para complementar a estratégia de rede existente para aumentar o desempenho e a capacidade com diferentes necessidades”, comenta.

O 5G mmWave tem um importante papel no segmento de Acesso Fio Sem Fio, digitalização e Indústria 4.0, fornecendo cobertura de desempenho extremamente alta e permitindo a exploração de uma gama completamente nova de casos de uso.

“A banda milimétrica abre um novo paradigma na implementação da tecnologia 5G que fornecerá às operadoras uma ferramenta poderosa para complementar a estratégia de rede existente para aumentar o desempenho e a capacidade com diferentes necessidades”, afirmam.

A Telefónica é a única prestadora de serviços na Espanha que adquiriu um espectro completo de 1 GHz, o que fará da Telefónica a primeira empresa capaz de oferecer no futuro velocidades de download superiores a 5 Gbps e velocidades de upload de 1 Gbps.

A tecnologia traz varias benefícios em muitas áreas que necessitam de tráfego intenso, como pontos de acesso em ambientes internos e externos, aprimorando locais macro de cidades existentes, densificação de locais de ruas urbanas e suburbanas ou usando locais de torres macro para estender a cobertura de fibra semelhante serviço de acesso fixo sem fios como complemento à implantação de fibra em zonas difíceis.

Gerardo Rovira, diretor de Rádio de Acesso da Telefónica España, diz que “Esta implementação comercial dos serviços 5G mmWave que estamos lançando como resultado do nosso trabalho com a Ericsson e a Qualcomm Technologies, juntamente com o espectro massivo que a Telefónica obteve no último leilão, é o último marco de uma série de projetos 5G de longo prazo que a Telefónica tem desenvolvido em colaboração com empresas e instituições nos últimos três anos”.

“É um longo caminho para mostrar o compromisso que a Telefónica tem no desenvolvimento e liderança de um forte ecossistema 5G que será um fator chave para trazer serviços atraentes para os setores público e privado”, completou.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários