14/04/2024

Aeroporto de Palmas recebe infraestrutura preparada para o 5G

CCR Aeroportos busca ampliar a conectividade e a qualidade dos serviços de internet para aqueles que passam pelo local.

O Aeroporto Internacional de Palmas já está preparado para receber a rede 5G, pois a CCR Aeroportos concluiu a instalação da infraestrutura, possibilitando que as operadoras móveis ativem o serviço na área. A IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, que é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, foi a empresa responsável pela execução do serviço.

A ideia de implementar a estrutura no aeródromo tem o objetivo de ampliar a conexão e a qualidade dos serviços de internet, promovendo mais conforto e melhores experiências aos passageiros.

De acordo com a CCR Aeroportos, a proposta é levar a tecnologia 5G para todos os seus 16 aeroportos, para que as operadoras de rede móvel possam utilizá-la. A instalação da infraestrutura será implementada nos demais aeroportos, como Curitiba, Bacacheri e Londrina (Paraná), Navegante e Joinville (santa Catarina), Pelotas, Bagé e Uruguaiana (Rio Grande do Sul), Pampulha-Belo Horizonte (Minas Gerais), Imperatriz (Maranhão), Petrolina (Pernambuco) e Teresina (Piauí).

Monique Henriques, Gerente executiva de Varejo da CCR Aeroportos, explica que desde março de 2022, quando a empresa assumiu os aeroportos, ampliar a velocidade é um dos primeiros passos.

“Um dos primeiros passos da CCR Aeroportos, ao assumir a administração dos seus aeroportos, em março de 2022, foi ampliar em 10 vezes a velocidade de acesso à internet gratuita por meio de Wi-Fi. Melhorar ainda mais a infraestrutura de telecomunicações é uma inovação essencial para aumentar a conectividade e a qualidade desse serviço, promovendo mais conforto e as melhores experiências aos nossos passageiros”, afirma.

Cassio Futuro, diretor comercial e de operações (COO), da IHS Brasil, comemora a oportunidade de levar melhor conectividade para os aeroportos. “Estamos muito felizes em contribuir para melhor conectividade nos aeroportos, oferecendo as operadoras de telefonia celular uma infraestrutura de alta qualidade que irá beneficiar o grande público, empresas e prestadores de serviços que circulam a cada dia nesses terminais, contribuindo para uma melhor experiência do usuário e aumentando a eficiência de operação de cada aeroporto”.

Sistemas de Antenas Distribuídas

Os DAS (Sistemas de Antenas Distribuídas) são a alternativa ideal de conectividade para grande ambientes internos e algumas áreas externas de aeroportos, estações e túneis de metrô, shopping centers, indústrias, centro hospitalares e prédios corporativos, devido às barreiras existente que impede a propagação do sinal, como parede de concreto e estruturas metálicas.

Ao usar um conjunto de antenas internas, de forma estratégica, bem posicionadas e conectadas por fibra óptica ajuda na ampliação e cobertura do sinal em todos os espaços, incluindo os pontos de sombra, como túneis e subsolos, consumindo menos energia.

Além disso, os sistemas permitem a configuração de sistemas sem fio internos de alta disponibilidade e segurança, que podem ser usados para o funcionamento de ferramentas de IoT e M2M, como automação de equipamentos, dispositivos de segurança, vending machines e maquininha de cartão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários