26/04/2024

Luminárias inteligentes com antena 5G são instaladas em cidade do ES

Além da conectividade móvel, os equipamentos ainda contam com reconhecimento facial e disponibilização de wi-fi.

No início deste mês, na cidade de Cariacica, na Grande Vitória, especificamente na Avenida Expedito Garcia, no bairro de Campo Grande, foram instaladas oito luminárias inteligentes com antena 5G integrada. Além de reforçar a iluminação, os equipamentos ainda contam com outras tecnologias para região, como câmeras com reconhecimento facial e disponibilização de wi-fi.

A iniciativa faz parte do projeto piloto Conecta 5G, gerenciado pelo Ministério das Comunicações e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A cidade se junta a outras 11 cidades do país que já contam com luminárias 5G, além de ser a primeira do estado a receber a tecnologia.

Segundo a prefeitura, as luminárias foram instaladas em pontos estratégicos da avenida, que irão assim contribuir também para a segurança pública. Os equipamentos contam ainda com tecnologia de telegestão e, em breve, serão integradas ao sistema de videomonitoramento do município.

Teófilo Dias, subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cariacica, explica que as luminárias possuem câmeras com inteligência artificial para reconhecimento facial, associação a um banco de dados com um armazenamento de 45 dias.

“Trata-se de uma plataforma israelense, que é utilizada em grandes cidades do mundo, como Nova York. No momento que for capturado uma imagem de uma pessoa que tenha algum tipo de restrição junto às autoridades policiais, a autoridade policial será acionada para os devidos tratamentos”, disse o subsecretário.

O subsecretário ainda completa que além de manter a cidade visualmente mais limpa, a tecnologia entrega “videomonitoramento, reconhecimento facial, wi-fi, sensor de chuva, implementa controle semafórico e também integra internet de alta qualidade para a população“.

Para Tiago Faierstin, gerente de Novos Negócios da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, o 5G veio para fornecer serviços que vão além da telefonia móvel. “É consenso mundial que o 5G não veio só para a telefonia móvel, veio para as cidades inteligentes, influenciando positivamente no dia a dia das pessoas. Algumas cidades já estão entrando em contato conosco à procura desta tecnologia, que pode gerar receitas acessórias para o município“, disse.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários