26/04/2024

Seguindo a nova tendência, Meta cria algoritmo de Inteligência Artificial

Meta divulgou que está investindo no universo da Inteligência Artificial. CEO da empresa anunciou um novo algoritmo.

A Meta lançou um novo algoritmo de AI – Inteligência Artificial, nesta sexta-feira, 24. A empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram quer seguir a nova tendência das empresas de tecnologia e passou a investir também nesse segmento. 

Mark Zuckberg
Mark Zuckberg, CEO da Meta.

O novo algoritmo é chamado de LLaMA – Large Language Model Meta AI). Essa é uma proposta da empresa em concorrer em base dados mais difundidos no mercado e que estão dando certo em outras empresas. 

O anúncio da novidade foi feito pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, no seu perfil no Facebook. Ele disse que esse novo algoritmo tem se mostrado promissor nas atividades de texto mais básicas, mas também em solucionar tarefas mais complicadas. 

“A LLaMA tem se mostrado promissora em gerar textos, conversações, resumindo materiais escritos, e em tarefas mais complicadas, como resolver teoremas matemáticos e predições da estrutura de proteínas. Nós disponibilizamos nosso novo modelo para a comunidade de pesquisa de inteligência artificial”.

A empresa garante que o LLaMA é mais leve que os outros algoritmos, possui menos terabytes e possui uma necessidade de processamento inferior que os outros. 

Segundo a Meta, os algoritmos menores seguem as diretrizes práticas responsáveis de desenvolvimento de inteligência artificial que foram propostas por eles, para evitar que ele seja usado para desinformação, ou seja, distribuição de informações falsas. 

Para segurança a empresa armou o LLaMA com 1,4 trilhão de tokens de proteção que limitam possíveis usos da ferramenta que não sejam os mesmos previstos por eles. 

Até então, 20 línguas foram contempladas na programação da nova ferramenta da Meta, porém ainda serão feitos ajustes no algoritmo até que ele passe a ter uma linguagem adequada. 

Na mesma publicação onde anunciou a novidade, Zuckerberg também acrescentou que em breve deve compartilhar os resultados que está tendo com o LLaMa com a comunidade. 

“A Meta está comprometida com esse modelo aberto de pesquisa e disponibilizamos nosso novo modelo para a comunidade de pesquisa de IA.”

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários