26/04/2024

MCom vai lançar Plano Nacional de Inclusão Digital para conectar o país

Ministério das Comunicações, o MCom, abordou pauta em evento sobre conectividade e uso de dispositivos de cidade inteligente.

O propósito do Ministério das Comunicações (MCom) em fomentar a conectividade digital de todos os cidadãos brasileiros foi enfatizado na programação do ministro Juscelino Filho neste último final de semana (28). O líder da Entidade visitou Petrolina (PE) e Campo Formoso (BA), acompanhado do ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçando a dedicação que o MCom tem aplicado em colaboração com os outros ministérios.

Juscelino Filho

“O presidente Lula nos deu a missão de levar inclusão digital a todos os brasileiros. Em agosto, vamos lançar um grande Programa Nacional de Conectividade nas Escolas, com investimento de mais de R$ 8 bilhões, para conectar 100% das escolas públicas do país. São cerca de 140 mil escolas que serão conectadas com uma velocidade adequada e suficiente para fins pedagógicos”, explicou Juscelino Filho.

O ministro do Ministério das Comunicações (MCom) anunciou a criação de um Grupo de Trabalho com o objetivo de mapear as necessidades de inclusão digital no país e desenvolver o Plano Nacional de Inclusão Digital.

Para alcançar esse objetivo, o Grupo de Trabalho terá como foco cinco eixos principais:

  1. Educação: Será avaliada a forma como a inclusão digital pode ser integrada às práticas educacionais, visando melhorar o acesso dos estudantes a recursos digitais e tecnológicos. Isso pode abranger desde a disponibilidade de computadores e internet nas escolas até o desenvolvimento de ferramentas digitais educacionais.
  2. Letramento e Habilidades Digitais: Serão identificadas as carências e necessidades em termos de conhecimento e habilidades digitais da população. O objetivo é capacitar os brasileiros para lidar de forma mais eficaz e segura com as tecnologias digitais presentes em suas vidas cotidianas.
  3. Diversidade: Serão abordadas as questões de inclusão digital relacionadas a grupos específicos da população, como pessoas com deficiências físicas, minorias étnicas e culturais, e outras comunidades marginalizadas. O foco é garantir que todos tenham igualdade de acesso às oportunidades digitais.
  4. Cidades e Periferias: O Grupo de Trabalho concentrará seus esforços nas regiões urbanas mais afastadas e nas áreas periféricas do país, onde a infraestrutura digital pode ser insuficiente ou pouco desenvolvida. O objetivo é promover investimentos nessas regiões para torná-las mais conectadas e inseridas no mundo digital.
  5. Rural e Saúde: Será analisada a inclusão digital em áreas rurais e remotas do Brasil, onde a conectividade pode ser um desafio significativo. Além disso, serão estudadas formas de utilizar a tecnologia digital para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde nessas regiões.

O ministro destacou que o objetivo é atuar fortemente nessas regiões que ainda têm carência de investimentos em infraestrutura, enfatizando que o poder público precisa dar uma atenção especial a essas áreas. A inserção dos brasileiros no mundo digital é vista como uma prioridade, e o Plano Nacional de Inclusão Digital será o instrumento para orientar as ações e os investimentos nesse sentido.

5G e conectividade

Em Campo Formoso, o ministro das Telecomunicações demonstrou as luminárias inteligentes em LED e com antenas de quinta geração incorporadas como uma aliada ao processo de digitalização inclusiva dos brasileiros. Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), será implementado um projeto piloto no município baiano, onde ocorrerá a integração de diversas soluções de cidade inteligente, especialmente de câmeras de monitoramento municipais.

Integração

Aumentando a colaboração com os demais órgãos do Governo Federal, Juscelino Filho e a comitiva do ministro Celso Sabino participaram de um evento do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur); da inauguração de pavimentação asfáltica da Rodovia Jayme Albuquerque da Silva; e entrega de novas máquinas para obras de infraestrutura.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários