23/04/2024

TIM e Engie firmam acordo para operar iluminação inteligente em Petrolina

Por meio da Internet das Coisas (IoT), as luminárias inteligentes estão sendo instaladas em todos os bairros da cidade sertaneja.

A iluminação pública está sendo um dos passos que as cidades estão buscando para iniciar o processo de tornar uma cidade numa smart city (cidade inteligente), Esse também é o caminho que está sendo tomado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A Angie, a maior empresa privada de energia do Brasil, fechou parceria com a TIM para atuar na operação de 5 mil lâmpadas via Internet da Coisas (IoT).

Por meio da conectividade NB-IoT da operadora para comunicação dos equipamentos, as luminárias inteligentes estão sendo instaladas em todos os bairros da cidade sertaneja. A M2M Telemetria, parceira TIM em projetos de iluminação pública e redes inteligentes, é a fornecedora dos equipamentos, promovendo também a integração de sistemas e softwares em ambiente de nuvem, com a conectividade fornecida pela operadora.

“A TIM é líder e pioneira na oferta de soluções IoT, presente em mais de 4.200 cidades com cobertura da tecnologia NB-IoT,- padrão adotado mundialmente, disponível em todo o país, e que permite aumentar a cobertura do sinal 4G em até quatro vezes, utilizando módulos com baixo consumo de energia.”, diz o diretor de desenvolvimento de mercado IoT & 5G, Alexandre Dal Forno.

Segundo Dal Forno, projetos de iluminação inteligente têm ganhado destaque entre os principais recursos de modernização, assim como na redução de consumo e eficiência energética dos sistema de iluminação pública em várias cidades.

“Ao conciliar o uso de rede NB-IoT às soluções de conectividade, a TIM oferece soluções de tele gestão remota das luminárias às concessionárias, agregando funcionalidades como a leitura do real consumo de energia e a capacidade de dimerização (aumentar ou diminuir a intensidade de uma luminária”, afirma.

Ele ainda explica que é possível acompanhar o desempenho de toda uma rede por meio da transmissão e recebimento de dados que são enviados por um controlador independente que são instalados nas luminárias.

A Engie atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa passará a operar o parque de iluminação de Petrolina e deverá substituir as 37 mil luminárias por equipamentos LED dentro do período de 12 meses.

O contrato tem prazo de 20 anos e prevê a modernização, expansão e manutenção da infraestrutura de iluminação da cidade, beneficiando cerca de 350 mil pessoas. Além disso, a companhia vai implantar um Centro de Controle Operacional e sistemas de gestão nas principais vias públicas da cidade, com o intuito de economizar pelo menos 50% da energia consumida pela iluminação pública do município.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários