06/04/2024

Anatel inicia nova campanha do Movimento #FiqueEsperto

Com a ação, a agência dará dicas de como os consumidores podem se proteger contra fraudes e golpes no ambiente digital.

Nesta quinta-feira (27), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou em suas redes sociais a nova campanha de conscientização sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital. O Movimento #FiqueEsperto conta com a parceria de diversos agentes, públicos e privados.

De acordo com a gente, a agenda da campanha funcionará da seguinte forma: as campanhas são realizadas a cada três meses e disponibilizadas no portal https://fe.seg.br, sendo que até o final do mês de maio, serão divulgadas mensagens com dicas de como

  • evitar falhas de segurança em celulares e computadores;
  • alertas sobre solicitações mal intencionadas recebidas por SMS;
  • alertas de pedido de portabilidade de linha telefônica não realizado pelo titular;
  • Como consultar linhas pré-pagas cadastradas por CPF.

As mensagens com as dicas de segurança também serão encaminhadas via SMS e e-mail, pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa. As dicas também poderão ser acompanhadas nas redes sociais, pela #FiqueEsperto.

O Movimento começou em outubro de 2020, dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel, em uma campanha que durou seis meses. A agência dá continuidade à iniciativa, surgindo a definição de Movimento, por meio do qual são realizadas campanhas periódicas. A ação também está alinhada ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027.

De acordo com a Anatel, outras 13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto:

  1. Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp);
  2. Associação Brasileira de Bancos (ABBC);
  3. Associação Brasileira de Internet (Abranet);
  4. Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint);
  5. Associação NEO;
  6. Banco Central do Brasil (Bacen);
  7. Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara– e.net);
  8. Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br);
  9. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB);
  10. Federação Brasileira de Bancos (Febraban);
  11. Internet Society, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br);
  12. Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis);
  13. WhatsApp.
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