27/04/2024

Samsung lança recurso para proteger celulares contra ameaças invisíveis

Samsung Message Guard, nome dado a ferramenta, funciona como um cadeado extra para ameaças do tipo zero-click, saiba do que se trata.

Muitas pessoas não sabem, mas para que um dispositivo sofra algum tipo de ataque hacker, não precisa que o usuário faça algum tipo de ação no aparelho. A prática chamada de zero-click, pode infectar um smartphone, por exemplo, em um simples recebimento de imagem. Para combater esse problema, a Samsung lançou a ferramenta Samsung Message Guard.

De acordo com a empresa, o recurso, que funciona como um cadeado extra, é capaz de proteger os celulares Galaxy de ameaças que não precisam do usuário para invadir um aparelho.

De forma geral, os vírus ou malware costuma precisar de alguma ação dos usuários para poderem invadir de fato um dispositivo, para assim terem acesso total. Embora sejam poucos capazes de fazer isso, há ataques que bastam chegar nos celulares, tablets e computadores para fazerem estragos.

Essa modalidade de invasão é o alvo da Samsung ao lançar o recurso para os dispositivos Galaxy. De acordo com a própria empresa, esse tipo de ataque pode ocorrer durante enquanto o smartphone está sendo carregado ao receber alguma mensagem. Quando acorda, o usuário já tem exposto seus dados em mãos de criminosos.

Com isso, o Samsung Message Guard promete ficar de olho em tudo que o usuário recebe pelos aplicativos de mensagens da própria empresa ou do Google. “Quando um arquivo de imagem chega, ele é capturado e isolado do restante do dispositivo. Isso evita que códigos maliciosos acessem os arquivos do seu celular ou interajam com o sistema operacional”, diz a Samsung em nota.

“O Samsung Message Guard verifica o arquivo bit a bit e processa os dados em um ambiente controlado para garantir que não infecte o restante do aparelho”, complementa a empresa.

O objetivo da ferramenta lançada é neutralizar a ameaça antes mesmo dela chegar na memória interna do dispositivo, evitando até mesmo ameaças que precisam que o usuário abra a mensagem e seu anexo. A tecnologia funciona em segundo plano e vem ativada por padrão, mas por enquanto ela é exclusiva dos Galaxy S23.

Entretanto, a empresa sul-coreana ainda promete proteger modelos mais antigos de smartphones. Afirma que vai levar o Samsung Message Guard para qualquer celular tablet com One UI 5.1, baseado no Android 13, pelo menos, até o final deste ano.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários