13/05/2024

Netflix continua ‘escondendo’ plano básico sem anúncios da página de assinaturas

Desde o ano passado que vários sites têm percebido a 'estratégia’ da plataforma para impulsionar o crescimento do plano com anúncios.

O plano básico com anúncios da Netflix chegou no Brasil no início de novembro do ano passado, cujo objetivo é oferecer uma assinatura mais barata para o consumidor, se tornando mais uma opção, mas parece que a plataforma segue uma estratégia de forçar o crescimento do novo pacote, que não tem tido bons resultados desde o seu lançamento.

Acontece que desde 2022 que vários sites têm percebido que o plano básico sem anúncios do streaming tem ficado “camuflado” dentro da plataforma. Na manhã desta terça-feira (17), o Minha Operadora foi conferir se a Netflix ainda mantém o pacote escondido da página principal dos planos, e assim como consta o print de tela abaixo, a empresa tem priorizado apenas três opções: básico com anúncios, padrão e premium.

Ou seja, o plano básico sem anúncios da Netflix, que fica entre o com anúncios e o padrão em valor, não aparece na lista. Para acessá-lo, é necessário se atentar as letras pequenas no link “Quer mais opções? Veja todos os planos”. Assim, a opção aparece e o consumidor passa a ter quatro opções de assinatura.

No Brasil, os planos mensais disponibilizados pela Netflix são:

  • Básico com anúncios: custa R$ 18,90, mas tem catálogo limitado, resolução de 720p e acesso a apenas uma tela;
  • Básico sem anúncios: custa R$ 25,90, conta com todo o catálogo, mas com resolução 720p e também uma única tela.
  • Padrão: custa R$ 39,90, com acesso a todo o catálogo, mas resolução de 1080p e direito a conectar dois dispositivos simultaneamente.
  • Premium: por R$ 55,90, o usuário acessa tudo da plataforma, resolução 4K + HDR e direito a quatro telas simultaneamente.

Plano básico com anúncios e contratos publicitários

Desde que foi lançado, o plano com anúncio da plataforma não tem tido o desempenho esperado, o que refletiu nos acordos firmados com empresas publicitárias que investiram na modalidade.

Um relatório do portal Digiday divulgado ano passado mostrou que o número de aquisição do pacote foi abaixo do esperado. Com isso, a plataforma teve que reembolsar essas empresas por não ter entregado o que prometeu.

Na época, executivos falaram que a quantidade de anúncios entregues aos usuários são específicos de cada anunciante, mas em alguns, a plataforma entregou comerciais a apenas 80% do público contratado. “Eles não podem entregar. Eles não têm espectadores suficientes para entregar as propagandas. Então eles estão literalmente devolvendo o dinheiro”.

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