26/04/2024

SpaceX lança o Starshield, novo serviço de internet da Starlink

Novo serviço é anunciado tendo três áreas como foco: observação da Terra, comunicações e cargas hospedadas; saiba detalhes.

De forma bem discreta e silenciosa, a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, anunciou o lançamento de um novo serviço em seu site direcionado para o uso do governo, a Starshield. De acordo com a empresa, se trata de um serviço que oferece uma “rede de satélite segura para entidades governamentais”.

Segundo o portal Teg6, a página do novo serviço apareceu no site da empresa no início desta semana, onde explica que, embora o serviço de internet via satélite da Starlink ter sido desenhado para os usuários finais e companhias, “o Starshield foi projetado para uso do governo”.

O novo serviço é anunciado tendo três áreas como foco: observação da Terra, comunicações e cargas hospedadas, as notas permitiriam efetivamente que os governos personalizassem o que suas espaçonaves podem enviar ao espaço.

A SpaceX diz que o Starlink já oferece “criptografia de dados de usuário de ponta a ponta”, mas o Starshield conta com uma segurança adicional que pode atender “aos requisitos governamentais mais exigentes”. Entretanto, esses recursos exatos e o escopo da rede na forma relevados.

Entre os recursos relevados está o uso de um “terminal de comunicação a laser entre satélites”, permitindo que o hardware da empresa possa se comunicar com satélites parceiros e funcionar como parte da mesma rede.

O Starshield segue o trabalho que a SpaceX já fez com os EUA e outros governos ao redor do mundo. Em agosto, a empresa assinou um acordo de US $ 2 milhões com a Força Aérea dos EUA para fornecer acesso à Internet via satélite, e o Starlink também se mostrou crucial para as forças ucranianas enquanto se defendem contra a invasão do país pela Rússia (embora a tecnologia tenha seus problemas). A SpaceX já assinou contratos multimilionários com o governo dos EUA.

ViaTeg6
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários