30/05/2024

MCom e MEC vistoriam projeto que levou internet para escolas em cidade na Paraíba

Parceria das pastas e comunicação e educação do Governo Federal tem levado internet para escolas públicas no interior do Brasil.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a Secretária-Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, visitaram três escolas públicas em Baía da Traição, Paraíba, parte do projeto-piloto da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), chamado Aprender Conectado.

O projeto proporcionou banda larga, internet, wi-fi aberto e equipamentos para os alunos, promovendo o ambiente digital na sala de aula. Juscelino Filho afirmou que o objetivo é expandir essas iniciativas para todo o país, visando à inclusão digital e social e à redução da desigualdade. O ministro ainda disse que o presidente Lula deseja que todas as escolas públicas estejam conectadas, e o governo está empenhado em alcançar esse objetivo.

“A escola recebeu banda larga, internet, wi-fi aberto para os alunos, conectividade e equipamentos. Isso traz o ambiente digital para dentro da sala de aula, ajudando a levar mais conhecimento para os estudantes da rede pública. São essas ações que vamos expandir para todo o Brasil, para levar inclusão digital e social para as pessoas e reduzir a desigualdade. O presidente Lula quer todas as escolas do ensino público conectadas. Vamos trabalhar duro para entregar”.

O município paraibano, com cerca de 9 mil habitantes e 32 aldeias indígenas, tornou-se o primeiro a receber uma iniciativa liderada pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace) em agosto do ano passado. Com 17 escolas públicas, todas agora têm acesso à banda larga e wi-fi de qualidade, graças a esse esforço. Izolda, responsável pela iniciativa, destacou a importância de levar tecnologia para áreas que mais precisam, afirmando o compromisso de conectar todas as escolas do Brasil em parceria com o Ministério das Comunicações.

“Uma das linhas de prioridade da nossa ação é exatamente chegar nos lugares que mais necessitam e que têm ficado, ao longo do tempo, mais prejudicados no acesso às tecnologias. Então, quero ressaltar a importância de estar com o Ministério das Comunicações nessa empreitada, nesse compromisso audacioso, que é garantir que todas as escolas do Brasil sejam conectadas”.

O governo federal tem como meta prover conectividade para todas as 138 mil escolas públicas do país até 2026, incluindo a Baía da Traição. A Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, com seus 231 alunos, é um exemplo de como a conexão beneficia a aprendizagem, permitindo uma educação mais interativa.

Hermano Tercius, Secretário Nacional das Telecomunicações, avaliou a eficácia do projeto piloto de escolas com internet, destacando a importância da visita para identificar experiências positivas e áreas que necessitam de ajustes. Ele enfatizou a necessidade de melhorias contínuas para otimizar o projeto em futuras implementações.

“A visita de hoje é importante para ver na prática como está funcionando o projeto piloto e poder tirar as experiências e os pontos positivos que serão mantidos, e alguma coisa que precisa de ajuste para as próximas escolas. Nós conseguimos ver na prática tudo isso: se está bom e o que pode ser ajustado e melhorar no projeto”.

A segunda parada foi na Escola Municipal Akajutibiró, 353 alunos usam computadores e banda larga para aulas de diversas disciplinas, como geografia, português e tupi. Os alunos assistem ao conteúdo e respondem às questões nos computadores, o que torna as aulas mais atrativas, segundo a professora Aldenívea Santos de Oliveira.

E a última passagem foi na Escola Municipal Paulo Eufrásio Rodrigues, que atende 199 alunos, a gestora Miriam Gomes do Nascimento destaca como a nova tecnologia tem incentivado os estudantes. O projeto proporciona acesso às tecnologias, especialmente para crianças de comunidades carentes, que muitas vezes não têm acesso a elas em casa. Isso permite que os alunos trabalhem os conteúdos de forma interativa.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários