TIM é multada em 4,8 milhões de euros

Operadora tem omitido informações aos seus clientes e ativado serviços não solicitados.

Após investigação da Autoridade Antitruste Europeia, a TIM Itália foi multada em 4,8 milhões de euros (R$ 22,14 milhões) por não fornecer informações claras e imediatas em suas ofertas e por ativar serviços não solicitados, violando assim o código do consumidor do país.

Segundo a autoridade italiana, entre junho de 2018 e fevereiro de 2019, a operadora promoveu 20 ofertas de “winback” (prática que tenta recuperar um ex cliente), via SMS ou telefone, indicando apenas as principais condições das ofertas. Durante o atendimento, o cliente não era informado que seria cobrado 12 euros para reativar o serviço ou 10 euros para a compra do SIM Card, por exemplo.


A TIM Itália também omitia as restrições contratuais de permanência mínima de 24 meses. Para o órgão, o SMS e o atendimento telefônico não são adequados para que o consumidor entenda toda a oferta para avaliar sua conveniência econômica.

Além disso, há denúncias de serviços sendo ativados sem aviso prévio ou aceitação explícita do cliente. Entre eles estão a secretária eletrônica (que cobra um custo por ouvir mensagens), pacotes de internet e uma taxa de consumo da franquia de voz e SMS, dependendo do país em que o usuário esteja.

VIU ISSO?

–> Clientes da TIM não conseguem fazer ligações de emergência

–> Fatura errada da TIM deixa cliente 3 meses sem telefone

–> Telemarketing da TIM fez 10 ligações em 24 horas para consumidor

Essas ativações ocorriam não apenas nas promoções de winback, mas em todas as ofertas destinadas ao público em geral. Esses serviços só podem ser desativados gratuitamente após a assinatura do contrato e ativação do chip.

“As empresas de telefonia devem parar de enviar mensagens de texto ou fazer chamadas telefônicas nas quais não indicam todos os custos relacionados às suas ofertas ou as restrições para tirá-las da vantagem. O consentimento prévio do consumidor sempre deve ser solicitado e deve ser expresso”, diz Massimiliano Dona, presidente da União Nacional do Consumidor da Itália.

Com informações de La República.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Jean Michel Skaleé

Tal mãe (tim italia) tal filha (tim brasil)

Cidade - UF
Marechal Candido Rondon -PR
Robert Lima

Toda operadora já vem com pré serviços ativado, se o povo olhassem a quelé papel que vem com o chip pré pago sim a quilo é um contrato de adesão de serviço, ou até mesmo olhassem direito o contrato dos planos ou até mesmo ler o SMS recebido não teria tanto “problema” criado pelo próprio consumido

Cidade - UF
Sp
Jose Tupinamba Alves da Silva

A multaram também a do Brasil porque fizeram isso comigo quando fiz um plano falaram que era 40 quando veio a fatura foi 112$$

Cidade - UF
São Paulo
Jose Tupinamba Alves da Silva

Sem conta que antigamente me ligaram de dez em dez minutos

Cidade - UF
São Paulo
Everton Oliveira

Caramba essa operadora Tim só faz cagadas quando não é no Brasil é na Itália além da velocidade da internet ser uma droga

Cidade - UF
São Paulo SP
Christopher

As operadoras deveriam parar de enviar SMS e ligar para falar de qualquer coisa. Negócio insuportável e inconveniente.

Cidade - UF
Goiás