05/04/2024

10 empresas de tecnologia são banidas do mercado dos EUA

Estados Unidos alegam questão de ameaça à segurança do país por essas companhias, sendo que nove delas são chinesas e 1 russa.

No último dia 25, os Estados Unidos (EUA), seguindo as regras da Comissão Federal de Comunicações (FCC), baniu do seu mercado local de telecomunicações e software 10 empresas de tecnologia, ficando assim proibida a compra, venda e distribuição de produtos importantes dessas companhias dentro do território estadunidense.

Dentre as empresas banidas, nove delas são de origem chinesa e uma russa, sendo proibidas então a revenda de produtos em solo americano, e com as quais também corta relações de negócios. São elas:

  • Huawei – empresa de equipamentos para redes
  • ZTE – fabricante de equipamentos para redes
  • Hytera – fabricante de câmeras de vigilância
  • Hikvision – fabricante de equipamentos de vigilância
  • Dahua – fabricante de equipamentos de vigilância
  • Kaspersky Lab (única da Rússia) – desenvolvedora de softwares de segurança
  • China Mobile – operadora de telecomunicações
  • China Telecom – operadora de telecomunicações
  • Pacific Network / ComNet – fabricante de equipamentos para redes ópticas
  • China Unicom – operadora de telecomunicações

Lembrando que o corte nas relações com empresas como a China Telecom, China Unicom, Huawei e ZTE não é nenhuma novidade. O que acontece agora é que a nova regulação entra em vigor e elas estão oficialmente banidas do mercado norte-americano.

Há um ano, a FCC precisou iniciar o processo de regulamento banindo as empresas de telecomunicações consideradas uma ameaça à segurança nacional, sendo que essa publicação desta semana encerra a primeira fase de iniciativas para “construir uma cadeia de suprimentos mais segura para equipamentos e serviços de comunicação dentro dos Estados Unidos”, segundo a agência.

A Comissão adotou um “aviso adicional”, com sugestões para revisar as regras e procedimentos que proíbem equipamentos clandestinos. A Comissão também está buscando entender quais ações futuras serão tomadas a autorizações existentes.

A FCC também proibiu o uso de fundo públicos para aquisição de equipamentos ou serviços abrangidos pelas Covered List, lançando o “Secure and Trusted Communications Networks Reimbursement Program” para remover equipamentos inseguros já instalados nos EUA.

A Comissão ainda iniciou uma consulta para definir novas regras para o banimento de empresas do mercado, assim como a revisão dos banimentos realizados. Além disso, ainda planeja elaborar regras que permitam banir equipamentos acabados, como componentes utilizados em outros eletrônicos e que possam representar risco à segurança nacional.

A consulta é resultado do banimento que o Congresso dos EUA fez com os equipamentos Huawei e ZTE das redes locais e destruição completa destes, sem permitir sequer o reuso de peças ou componentes que por si só não representem riscos. “Queremos saber em que medida os componentes precisam ser considerados na lista de equipamentos proibidos ou autorizados”, explica a FCC.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários