28/04/2024

TIM e Gol firmam parceria para compensar emissões de gases em voos corporativos

Parceria firmada entre a TIM e Gol Linhas Aéreas resultou na compensação de 232 toneladas de gases do efeito estufa.

Focando em sustentabilidade, a TIM firmou uma parceria com a Gol Linhas Aéreas para compensar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em viagens corporativas feitas por funcionários da operadora. A novidade faz parte dos esforços de ambas as empresas para reduzir os efeitos prejudiciais causados pela emissão de gás carbônico (CO₂) na atmosfera do planeta Terra, resultando no aumento da temperatura global e no nível dos oceanos, conforme apontam relatórios divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo informações, a cooperação entre a TIM e Gol resultou na compensação de 232 toneladas de gás carbônico, equivalente a 93 mil litros de querosene de aviação. Essa economia foi alcançada em 3,5 mil viagens realizadas no período de seis meses.

Isso acontece graças aos créditos de carbono REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) fornecidos pela climatech brasileira Moss, que também atua na compensação dos gases em viagens feitas por pessoas físicas.

Outras ações sustentáveis

A TIM também conta com várias outras ações que buscam diminuir o descarte irregular de lixo e conscientizar os brasileiros sobre a importância da sustentabilidade. Em seu site, a tele afirma que “estimula a conscientização ambiental de seus funcionários e clientes, desenvolvendo ações para a otimização do uso de recursos naturais.”.

Entre as ações adotadas pela empresa estão o uso de papel com a certificação FSC (Forest Stewardship Council) nas faturas impressas, pontos para descarte de resíduos eletrônicos (celulares, pilhas, baterias, etc.), monitoramento constantemente das emissões de radiação não ionizante das estações rádio base (ERB) e mais.

A operadora estabeleceu como compromisso público ser uma empresa carbono neutra até 2030, em linha com o ODS 13 da ONU. Os esforços acontecem desde 2008, ano em que a TIM elaborou o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) a partir de orientações de entidades internacionais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários