26/04/2024

Um Telecom anuncia data center em Pernambuco

Um Telecom acredita que com o tamanho que tem esse é o momento ideal para investir em um data center em Recife, PE.

A Um Telecom anunciou a construção de um data center no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco, o Parquetel. A primeira etapa das obras tem previsão para começar ainda em 2022, mas estima-se que a conclusão seja para o final de 2023. 

Logo marca da Um Telecom

A construção deve ocupar uma área de 1,3 hectare, fica na cidade de Recife, capital de Pernambuco. A previsão de investimentos iniciais é de R$40 milhões, além de gerar 64 empregos diretos. 

No total, devem ser investidos R$ 150 milhões no projeto, que será feito em três fases, com prazo de conclusão total em 10 anos. Esse empreendimento será o primeiro a ter a classificação TIER 3 de Pernambuco, ou seja, possuirá uma estrutura com critérios avançados de energia, segurança, climatização e telecomunicações. 

A empresa Um Telecom tem mais de 16.000 Km de fibra óptica em toda a região nordeste. Está presente em todas as capitais e tem acesso a mais de 200 cidades importantes desta região. Por isso, a empresa decidiu investir em um Data center em Recife. 

Segundo o CEO da empresa, Rui Gomes, o data center vai transformar o estado de Pernambuco em um Hub de dados para a região. Ele afirma que Recife está muito bem localizada no Nordeste, em um raio de 800 km de 90% da população e do PIB da região. Dessa forma, ele acredita que a Um Telcom vai levar os serviços digitais para mais próximo do usuário e vai mudar a forma de distribuição de dados no Nordeste. 

Complementando a fala do CEO da Um Telecom, Daniel Gomes, o COO da empresa afirmou o seguinte: 

“E como Pernambuco já exerce um papel importante na logística da região Nordeste através de um hub de companhia aérea, de centrais de distribuição de empresas do segmento de varejo, bem como de transportadoras, a partir desse novo equipamento, o Estado também exercerá a sua vocação para a infraestrutura digital, através da distribuição de conteúdo em toda a região usando Recife como centro”.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários