28/04/2024

iOS 16: o que há de novo na atualização do sistema da Apple?

Atualização do iOS 16 ficou disponível em Setembro apenas para os aparelhos mais recentes da Apple. Ele promete diversas novidades.

Estava programado para o dia 12, segunda-feira, pela tarde a liberação do iOS 16 no Brasil. Com isso os iPhones mais recentes vão ganhar uma nova cara, cheia de atualizações, para o sistema operacional. 

Entre os maiores destaques estão a tela de bloqueio e fotos. Agora a tela de bloqueio terá mais opções de personalização e os pais terão maior controle sobre as fotos que os filhos salvam no aparelho. A liberação do iOS 16 será válida para os aparelhos a partir do iPhone 8.

As mudanças que o iOS 16 vai trazer

Os aparelhos atualizados poderão customizar de diferentes formas a tela de bloqueio. Agora é possível reduzir o tamanho do relógio e adicionar outros widgets. Além disso, está liberada a mudança de fontes e cores para essa tela. 

Se antes as notificações tomavam boa parte da tela, agora elas estarão na parte inferior da tela, deixando essa área com a visão mais livre. 

Para quem usa o modo foco do celular, também tem novidades. A atualização do iOS 16 permite que o usuário divida em dois modos, o pessoal e o de trabalho, tendo cada um sua tela inicial. 

As mensagens e a digitação por voz também tiveram seu up. Agora será possível editar as mensagens que já foram enviadas pelo iMessage e também fazer o cancelamento de envio (mas o destinatário será notificado pelas edições). Já a digitação por voz está mais inteligente, deve reconhecer pontuação automática. 

Novidades para segurança de quem compartilha senhas 

É comum que casais compartilhem senhas dos seus respectivos aparelhos. Por outro lado, é cada vez mais corriqueiro que haja abusos no relacionamento através dos celulares. Por isso a Apple criou a possibilidade de mudar o acesso para os seus dados, através de terceiros. 

Segundo a Apple, essa é uma forma do indivíduo conseguir escapar de um parceiro abusivo. Será possível interromper o compartilhamento de localização, resetar as permissões de privacidade e proteger mensagens. 

Atualização para os pais

No iOS 16, pais e responsáveis que têm contas familiares terão acesso ao controle de tela pelo iMessage, configuração automática de novos aparelhos, fotos compartilhadas no iCloud e também será possível enviar fotos para o álbum familiar pela câmera. 

Quem vai atualizar e como fazer 

iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPhone SE (primeira geração), iPhone 7 e iPhone 7 Plus (que receberam o iOS 15, lançado em 2021) não vão ser atualizados. Apenas os aparelhos que vieram após o iPhone 8. 

E para instalar, basta ir nos Ajustes, depois em Geral e, por último, em Atualização de Software. É bom que o celular esteja carregado, ou plugado no carregador e, de preferência, conectado ao WiFi.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários