29/04/2024

Brisanet anuncia 5G em pequenas cidades nordestinas

Operadora Brisanet anunciou que adiantou o plano de expansão do 5G e vai cobrir cidades pequenas nordestinas.

A Brisanet antecipou para o final de 2022 a expansão do sinal 5G para cidades consideradas pequenas, que ficam no Nordeste brasileiro. A implantação da oferta será feita em municípios de menos de 30 mil habitantes, usando a faixa de 2,3 GHz, com uso comercial para B2C e B2B. 

Brisanet

O plano de expansão da operadora segue para ativação da rede em cidades médias no início de 2023 e, no final do terceiro trimestre, em grandes cidades. Essa estratégia de crescimento foi apresentada pelo presidente da Brisanet, José Roberto Nogueira, no INOVAtci Nordeste, que aconteceu nesta quinta, 22. 

Estratégias da Brisanet para o 5G no Nordeste

Outra proposta da empresa é só utilizar a faixa 3,5 GHz, quando o preço dos smartphones 5G baixarem. E eles anunciaram que a implantação da internet 5G no Centro-Oeste será feita posteriormente. 

Segundo o edital, cidades pequenas serão atendidas a partir de 2026, mas durante o evento, Tawfic Awwad Júnior, que é o superintendente interino de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, afirmou que estão sendo feitos estudos para liberar a frequência do 5G em bloco. 

O presidente da Brisanet disse que o preço posto pela Anatel para a oferta de referência de roaming nacional, posto como uma ajuda diante da venda da Oi para outras operadoras móveis é bom; mas o 5G da Brisanet cobrirá toda cidade pequena, deixando o roaming para cidades que ainda não recebem sinal da Brisanet.

Metas da Brisanet para o 5G no Nordeste

Nogueira falou também que a empresa tem usado o próprio DNA para fazer a esteira de produção do 5G junto com o baixo custo operacional que eles já tem. Segundo ele, a ideia é estar dominando todo o processo até 2023. 

No ano que vem a empresa terá saído do zero para uma rede 5G que já dá resultados em um mercado competitivo, afirmou também Nogueira.

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários