25/04/2024

Metrô de grande cidade no Brasil terá sinal 4G e 5G através da Winity; saiba mais

Nova parceria promete levar conectividade de rede móvel em 4G e 5G para o metrô da maior cidade do Brasil.

O Metrô de São Paulo formalizou um contrato com o Consórcio Winity Arion, estabelecendo uma concessão de 30 anos para a infraestrutura de telecomunicações da companhia. De acordo com o acordo, a responsabilidade do Consórcio Winity Arion é implementar melhorias na cobertura de sinal 4G e 5G de telefonia celular nos túneis, trens e estações do Metrô, além de fornecer acesso gratuito à internet via WiFi para os passageiros.

Metrô

O consórcio terá um prazo de até 36 meses para realizar a implementação dos serviços de cobertura de telefonia e WiFi. O escopo da concessão também abrange a Infovia-Metronet, uma infraestrutura que percorre os túneis e vias das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Estas linhas, que atendem conjuntamente cerca de 2,7 milhões de pessoas diariamente, serão beneficiadas pela exploração dessa concessão, contribuindo para uma experiência de transporte mais conectada e conveniente para os usuários do Metrô de São Paulo.

A Infovia-Metronet constitui uma rede de comunicação implementada pelo Metrô, composta por cabos de fibras ópticas de elevada capacidade de transmissão. Esta rede interliga as diversas estações do sistema metroviário.

Esta estrutura de comunicação, caracterizada por sua alta capilaridade, destaca-se pelo fato de ser instalada em túneis, o que proporciona proteção contra as condições climáticas adversas e interferências externas. A empresa Winity tem planos de utilizar essa infraestrutura para implementar sinais de telefonia celular e sistemas de WiFi. O objetivo é assegurar a conectividade mesmo dentro dos trens em circulação.

O escopo abrangente deste projeto engloba 54 estações ao longo de 57 quilômetros de vias, distribuídas nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Essas linhas percorrem toda a extensão do centro expandido de São Paulo, conectando as principais regiões financeiras e logísticas da cidade. Vale ressaltar que a linha Amarela, sob gestão privada, não está contemplada no contrato firmado recentemente.

Conforme afirmado pelo governo paulista, a entrega da gestão da rede ao Consórcio Winity Arion resultará em incremento de receitas para o Metrô e alívio financeiro para a empresa estatal em relação aos encargos de manutenção da infraestrutura de fibra óptica. Além disso, o Metrô será beneficiado com 30% das receitas provenientes da exploração do serviço, pois as operadoras móveis terão a possibilidade de contratar a Winity para utilizar a infraestrutura, visando estender a cobertura de sinal nas estações.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários