22/07/2024

5G está próximo de atingir a marca de 700 milhões de conexões no mundo

Em relatório, a fornecedora afirma que a nova tecnologia está apresentando um crescimento mais rápido do que ocorreu com o 4G.

De acordo com o relatório Mobility Report da Ericsson, houve uma adição de 70 milhões de conexões 5G ativas globalmente no segundo trimestre deste ano. Com isso, estima-se que o mundo terminou o primeiro trimestre de 2022 com 690 milhões de conexões, uma vez que em junho, a análise tinha registrado 620 milhões.

Mantendo a expectativa apresentada em relatório anterior, a Ericsson espera que, até o final deste ano, haja 1 bilhão de conexões 5G ativas. Até 2027, a fornecedora prevê 4,4 bilhões de acesso com a quinta geração de internet móvel, representando quase metade (48%) do total da base móvel do mundo.

De acordo com a empresa, a adoção da nova rede está sendo mais rápida do que a que houve com sua geração anterior (4G). A tecnologia LTE levou cerca de seis anos para chegar a seu primeiro bilhão de conexões, enquanto que o 5G já está próximo desse número e pode atingir essa meta em quatro anos.

“Fatores chave incluem a disponibilidade oportuna de dispositivos de vários fornecedores, com preços caindo mais rápido do que no 4G; além da grande e antecipada implantação do 5G na China”, diz o relatório, que voltou a afirmar que a geração mais nova será a dominante em 2027.

Houve também o aumento de operadoras com planos comerciais de 5G, que saiu de 210 para 218 no segundo trimestre de 2022. Entre as que adotaram o 5G standalone (SA), o número foi de 20 para 24 empresas.

Em relatório anterior, a Ericsson afirma que os principais serviços 5G oferecidos pela operadora até o momento são banda larga fixa sem fio (FWA, na sigla em inglês), serviços de realidade virtual e aumentada, banda larga móvel melhorada (ou eMBB, na sigla em inglês), e soluções de indústria 4.0 ou “smart factory”.

A fornecedora ainda disse que o 4G continuará crescendo neste ano, atingindo um pico de 5 bilhões de conexões em dezembro de 2022, mas depois começará a cair, baixando para 3,5 bilhões em 2027.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários