28/03/2024

5G irá ultrapassar 1 bilhão de assinaturas este ano, estima a Ericsson

Segundo relatório da empresa sueca, as assinaturas 5G cresceram 70 milhões no primeiro trimestre, chegando a marca de 620 milhões.

De acordo com um relatório divulgado nesta terça-feira (21), a Ericsson estima que as assinaturas 5G ultrapassem 1 bilhão ainda este ano, principalmente por causa da expansão da tecnologia na China e na América do Norte. Embora pareça uma estimativa otimista, a empresa reduziu em 100 milhões esse cálculo, por causa dos efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia, assim como pela incerteza da economia mundial.

A fabricante sueca vem assumindo o topo do ranking em relação ao 5G, contra as suas concorrentes diretas Huawei e Nokia. No entanto, quem tem ganhado mais espaço no mercado é o 4G, onde já chegou a 4,9 bilhões de assinaturas. Enquanto que as assinaturas 5G cresceram 70 milhões no primeiro trimestre, chegando a marca de 620 milhões.

Segundo previsão do portal Stockapps.com, é provável que até 2027, a quinta geração de internet móvel chegue a quase 4,4 bilhões, dando um upgrade na Internet das Coisas (IoT), como carros conectados, câmeras de vigilância inteligente e serviços e telemática para frota.

A maior diferença entre a rede 4G e o 5G é a alta velocidade que a segunda pode oferecer, além da baixa latência. Essas duas características serão fundamentais para o desenvolvimento de conexão de máquinas e outros dispositivos autónomos. Ou seja, impulsionar a economia no sentido de aumento de produtividade, redução de custos e otimização do tempo.

Ainda de acordo com o relatório, o 4G deve atingir o pico de usuários ainda este ano, o que irá influenciar futuras migrações para o 5G. No entanto, ainda há muitos obstáculos para serem ultrapassados, a busca pela oferta de planos e smartphones 5G com valores mais acessíveis, incluindo também o investimento que deve ser colocado nas antenas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários