17/04/2024

Anatel escolhe empresa que vai testar o 5G no Brasil

Teste será realizado antes do leilão das faixas de frequência, planejado para ocorrer em 2020.

A Viavi Solutions é a empresa selecionada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para avaliar e testar o espectro adequado para o 5G no Brasil. A empresa, sediada nos Estados Unidos, é referência em equipamentos de medições e já participa de testes do espectro 5G com operadoras em outros países.

A Anatel pretende avaliar a coexistência entre as diversas redes, como o IMT-2020 (Telecomunicações Móveis Internacionais), sinais analógicos de TV e sistemas de recepção de televisão digital via satélite em várias faixas de frequência.

Para o teste, a Viavi está disponibilizando equipamentos para medir os sinais 4G LTE TDD e 5G NR.

“O leilão no Brasil representa uma tremenda oportunidade para as operadoras da região”, disse Luiz Cesar Oliveira, vice-presidente das Américas da Viavi. “A abordagem da Anatel de trazer um líder de teste e medição 5G como Viavi no início do processo é louvável”, afirma.

VIU ISSO?
–> Smartphone da Motorola lançado há dois anos terá 5G
–> Receita do 5G deve chegar a US$ 4,2 bilhões em 2020
–> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial

Quando o leilão estiver concluído a Anatel pretende continuar a monitorar e supervisionar o desenvolvimento de redes usando equipamentos de teste e medição da Viavi. Ainda não há uma data definida para o leilão.

Recentemente, a Nokia afirmou que o leilão do 5G deve ser o maior da história, pois, envolverá as faixas de frequência de 700 MHz, 2,3 GHz, 2,5 GHz e 26 GHz. Desde fevereiro, em parceria com a TIM, a empresa tem executados testes no Brasil.

Além da Nokia, a Ericsson e a Huawei também estão envolvidas em testes de 5G com outras operadoras.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários