03/05/2024

Outras quatro capitais terão o sinal 5G liberado na próxima semana

Moisés Queiroz informou que a liberação da faixa será discutida em reunião extraordinária do Gaispi nesta quinta-feira (18).

Nesta terça-feira (16), Salvador, Curitiba e Goiânia foram as três capitais que tiveram o sinal da rede 5G ativado pelas operadoras. Na próxima semana, mais quatro cidades poderão contar com a tecnologia, de acordo com Moisés Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Gaispi, grupo responsável pela limpeza da faixa 3,5 GHz.

Dessa vez, a faixa para uso da empresas de telecom será liberada nas capitais do Rio de Janeiro, Florianópolis, Palmas e Vitória. Os trabalhos na cidade carioca estão sendo adiantados para ter a rede liberada logo nessa levada, uma vez que anteriormente a previsão de início do 5G no Rio era em setembro.

De acordo com o informação ao Globo, Queiroz informou que será marcada uma reunião extraordinária do Gaispi para a próxima quinta-feira (18), cuja intenção é discutir a liberação da rede nas capitais citadas.

“Os trabalhos avançaram e os testes com as novas redes começam amanhã, na quarta feira. Os trabalhos avançam e avaliamos se a rede está pronta para ser ligada nas cidades”, afirmou.

Ele também falou que ainda não se sabe ao certo o número de antenas 5G que serão instaladas nessas capitais que acabaram de entrar na lista.

Até o momento, oito capitais já contam com a tecnologia: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. Na próxima semana é esperado que esse número suba para 12 no total.

As informações são que Curitiba estreou com a rede com 316 antenas, Salvador com 139 e Goiânia com 100 estações rádio-base. De acordo com o cronograma inicial estabelecido pela Anatel, as operadoras assumiram o compromisso de instalar pelo menos uma antena para cada 100 mil habitantes.

O cronograma inicial também estabelecia que as operadoras tinham que ativar o 5G nas capitais brasileiras até o fim de agosto, mas teve seu calendário adiado para final de setembro. Novamente, por uma questão de “cautela e prudência”, a Anatel decidiu prorrogar a ativação da rede em todas as capitais em 60 dias, ou seja, até 27 de novembro. No entanto, isso não impede que a tecnologia seja ativada nas cidades antes da data limite, caso o trabalho de instalação de antenas e filtros avance.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários