27/04/2024

Rede 5G deve chegar a mais 26 cidades até 2023, segundo Vinicius Caram

Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel afirmou que EAF tem a obrigação de liberar a faixa 3,5 GHz até janeiro.

Durante apresentação no evento 5G Summit Brazil, organizado pela fabricante de semicondutores Qualcomm, em São Paulo, Vinicius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a EAF (Entidade Administradora da Faixa) tem a obrigação de liberar a faixa 3,5 GHz nas cidades com população igual ou superior a meio milhão de habitantes até 1º de janeiro de 2023.

Para isso, a EAF precisa identificar a limpeza do espectro e disponibilizá-lo para as operadoras. Lembrando que essa corrida deve ser intensificada até o final do ano, com extensão dos trabalhos para cidades com 500 mil habitantes ou mais e que não são capitais de estado.

“Pelo cronograma do edital, as operadoras terão até junho de 2025 para ligar a rede. Mas acreditamos que elas não vão esperar e o cronograma de ativação será antecipado”, disse Caram.

De acordo com o Tele.Síntese, ele falou que “nas capitais, as operadoras estão ativando o sinal imediatamente, então é pouco provável que queiram esperar dois anos para ligar a rede em cidades que são mercados relevantes”.

A EAF (Siga Antenado) foi criada pelas operadoras, que é responsável por sanar interferências em estações satelitais profissionais e distribuir kits de recepção de TV por satélite para famílias inscritas no Cadúnico do governo federal. Com a nova prorrogação de 60 dias, a entidade deve terminar a limpeza da faixa nas capitais até o final de novembro.

Segundo Leandro Guerra, CEO da EAF, está em fase de planejamento o trabalho de limpeza do espectro nessas cidades com 500 mil habitantes ou mais. No total, são 26 cidades que correspondem a essa população no país.

Se fez presente também no evento o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, confirmando que a operadora não tem planos de esperar até 2025 para ativar o 5G SA nessas cidades.

“Se o Gaispi vir que tem a possibilidade de realmente liberar as cidades com mais de 500 mil habitantes, vai ser uma ótima oportunidade para a gente e nossa estratégia comercial. Para nós, quanto antes o espectro for liberado, melhor”, afirmou.

Em relação às capitais, oito já contam com o 5G ativado: Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, Curitiba, Goiânia e Salvador. Nesta quinta-feira (18), o Gaispi, grupo presidido pela Anatel responsável por supervisionar o trabalho da EAF, decidirá a liberação do sinal em mais quatro capitais para a prima segunda-feira (22): Rio de Janeiro, Florianópolis, Palmas e Vitória.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários