19/04/2024

Golpe “mão fantasma” assusta pernambucanos

O golpe acontece após uma falsa ligação do banco ou através da instalação de um programa malicioso, que rouba dados bancários do celular.

A conta bancária esvaziada é o novo golpe da internet. O alerta foi feito nesta terça-feira, 23, pelo Superintendente da Polícia Federal de Pernambuco. Chamado de “mão fantasma”, o golpe é praticado por criminosos que enviam programas maliciosos que invadem o celular das suas vítimas. A estimativa da PF é que 40 mil pessoas já caíram nesse golpe em todo estado.

Pessoa usando a conta bancária no celular

Assim como tantos outros golpes, os criminosos inventam uma história para conseguir colocar um programa malicioso no celular e assim ter acesso a qualquer conta bancária, segundo o G1. Ou mesmo sem instalar programa algum, consegue acessar a conta de alguém para poder roubar.

Como acontece

Os golpistas ligam para a vítima, se passam por uma central telefônica bancária e dizem notar movimentação estranha na conta, que pode ser uma compra suspeita ou um débito diferente. Assim, conseguem enganar a pessoa e pouco a pouco a vítima concede os acessos. 

Mas fora essa modalidade, há ainda outro jeito: enviar e-mail ou SMS com link falso para baixar aplicativo que promete atualizar o celular ou fazer uma limpeza urgente e necessária. 

Com o programa instalado os criminosos conseguem ter acesso aos aplicativos de bancos e realizam as transações que desejarem, inclusive, retirar todo o dinheiro. 

É possível se proteger

Para se proteger do golpe é importante saber que os bancos nunca ligam para pedir instalação de novos programas, nem muito menos enviam links sem que o próprio cliente tenha pedido. E caso tenha dúvida de qualquer contato, procure o seu banco através do número que fica atrás do seu cartão. 

Nunca clique em links suspeitos, que enviaram por mensagem ou que tem um alerta de que precisa fazer uma limpeza urgente no celular. E use sempre a loja oficial do seu celular para baixar aplicativos ou fazer atualizações. 

Caso tenha alguma ligação sobre movimentação estranha, confira no seu aplicativo se realmente houve. Do contrário, é sinal de que pode ser um golpe.

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários