12/04/2024

Golpes digitais: como se prevenir deles

Conheça alguns dos golpes do momento e veja como se proteger deles para evitar grandes transtornos na sua rotina.

Quantos tipos de golpes você conhece hoje em dia que são feitos através do celular? O mundo digital trouxe inúmeras facilidades para todos, porém, criminosos também se aproveitam disso para fazer vítimas. Veja agora os principais golpes de hoje em dia e como você pode se defender deles. 

Mulher usando um celular

Clonagem do WhatsApp

Embora não seja tão novo, esse golpe continua existindo e fazendo vítimas. A clonagem da conta acontece de diversas formas e o ladrão pode se passar pela vítima e fazer contato com amigos e familiares para extorquir ou fazer vendas falsas. 

No próprio aplicativo há a possibilidade da verificação em duas etapas. Basta ir nas configurações do aparelho e ativar. Assim você vai gerar uma senha de segurança que ajudará a evitar clonagens da sua conta. É simples e rápido:

  • Abra o WhatsApp e toque em Configurações.
  • Toque em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
  • Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.
  • Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura.
  • Toque em Avançar.
  • Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK

Golpe do Pix Falso

Acontece da seguinte forma: alguém faz um depósito de valor simbólico, R$0,01, por exemplo, depois edita o comprovante para o valor desejado e adiciona os dados de quem supostamente recebeu.

Os principais alvos são aqueles que trabalham com vendas e na correria não podem conferir se o valor do comprovante vale com o que caiu na conta. A melhor forma de evitar transtornos é ter atenção na hora do pagamento, conferindo se o valor que chegou na conta está correto, de acordo com o comprovante.

Falsa venda em redes sociais 

Você já deve ter visto alguém que você segue postando venda de inúmeros itens aleatórios a preços baixos, podem ser móveis, celulares e coisas de alto valor. Se investigar a fundo, muitos desses perfis foram hackeados e os criminosos estão usando a conta para venda falsa. 

Para evitar o hacker, ative a verificação de duas etapas em suas redes sociais e se possível use aplicativos de segurança. E quando encontrar posts de vendas em perfis que não costumam fazer isso, fique com pé atrás e procure saber da veracidade dos fatos. 

SIM swap

Uma das formas de fazer vendas falsas em redes sociais, como no golpe acima, é através do roubo da linha telefônica de alguém por meio da portabilidade. O criminoso consegue um número e os dados da vítima, liga para operadora, faz portabilidade e assim consegue ter acesso a todos os aplicativos que aquele número estava credenciado. 

A Anatel já criou um protocolo para evitar esse problema, sempre que alguém tentar fazer troca de operadora, será enviado um SMS para confirmação. Porém, além dessa segurança, é importante que não vincule todas as suas contas a um único celular. 

Phishing 

Através de formulários, dados gerais e pessoais seus podem ser entregues para criminosos pelo phishing. Você pensa que é para uma finalidade, mas na verdade está dando suas informações para bandidos. 

Um exemplo prático é o envio de informações para receber algum prêmio. Geralmente esse “prêmio” chega por e-mail. 

Para evitar cair, deixe seu antivírus atualizado, desconfie de e-mails do gênero e tenha atenção nos links que você clica e nos dados que fornece em troca de algum retorno virtual.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários