06/04/2024

5G: número de cidades em SP com leis atualizadas pula para 242 em 2023

Diferente das redes móveis anteriores, o 5G requer uma infraestrutura com pequenas antenas mais próximas umas das outras.

De acordo com dados da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), o estado de São Paulo registrou um crescimento notável na atualização das leis municipais de antenas para receber a tecnologia 5G, alcançando um aumento de 300% em 2023.

No fim de 2022, 61 cidades paulistas haviam atualizado suas leis, mas esse número pulou para 242 em 2023, devido à mobilização liderada pela InvestSP. A atualização das leis das antenas, que são municipais, é fundamental para que as operadoras de telecomunicações saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura do 5G.

Diferente das redes móveis anteriores, o 5G requer uma infraestrutura com pequenas antenas mais próximas umas das outras e posicionadas em diversos espaços urbanos, como semáforos e fachadas de prédios. Essa atualização das leis de antenas possibilita uma navegação até 100 vezes mais rápida, característica central da tecnologia 5G.

A Conexis Brasil Digital, entidade que reúne empresas do setor de telecomunicações, reconhece o bom desempenho de São Paulo. Esse avanço é atribuído ao programa TecnoCidades, lançado pelo Governo do Estado em 2023, com foco em acelerar a chegada do 5G e incentivar a adoção de soluções inovadoras pelos municípios.

A SDE e a InvestSP têm feito uma mobilização com gestores locais de todas as regiões paulistas para levar informação e orientar prefeituras e câmaras municipais no processo de atualização das leis. Com isso, 148 cidades no Estado (23% do total) ou já contam com 5G ou estão em processo de instalação e licenciamento das antenas.

Thiago Camargo, diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, destaca que a chegada do 5G vai além de proporcionar uma navegação mais rápida, impactando diretamente no crescimento econômico, geração de empregos e qualidade de vida.

“Sem falar no impacto na gestão pública e na qualidade de vida do cidadão, com telemedicina, prontuário eletrônico, sistemas de vigilância integrados, semáforos inteligentes e vários outros recursos que podem revolucionar áreas como saúde, segurança, mobilidade e educação”, completa.

O TecnoCidades, junto com a SDE e a InvestSP, também tem promovido a troca gratuita das antenas parabólicas de TV tradicionais por digitais, visando evitar interferências no sinal com a chegada do 5G. A ideia é incentivar e apoiar as prefeituras na realização de campanhas em espaços públicos para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas, que pode ser feita gratuitamente.

Para mais informações sobre a troca, as regras e o processo podem ser consultados no site do Siga Antenado. Vale ressaltar que as antenas parabólicas serão desativadas no fim de 2024.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários