10/04/2024

Vivo irá encerrar serviço de TV por assinatura via satélite (DTH)

Embora a operadora não ofereça Vivo via DTH desde 2019, ela corre o risco de perder cerca de 300 mil clientes.

A Vivo anunciou que não dará mais continuação com a tecnologia de TV por assinatura via satélite a partir de dezembro, devido à atualização da sua rede. A operadora informou que o comunicado sobre o término do serviço será feito através dos meios de comunicação oficiais e no canal 2019, conforme está disponibilizado no site oficial.

Para devolução do equipamento, o cliente poderá entregá-lo em qualquer loja da empresa ou aguardar as orientações de como proceder que serão enviadas aos clientes próximo ao desligamento.

A Vivo irá encerrar o serviço, pois o contrato da operadora com a Media Networks Latin American (MNLA) não foi renovado. Além disso, a tecnologia via DTH não era oferecida aos novos clientes desde 2019. O contrato vencerá exatamente no mês de dezembro. O valor estimado do último acordo foi de US$ 7 milhões, cerca de 35 milhões de reais no câmbio atual.

A MNLA era responsável pelo processamento de dados, operação e manutenção, suporte técnico, captura de sinais de TV e áudios digitais, codificação, canais de áudio, vídeo e uplink satelital.

Vale ressaltar que o cliente não irá pagar pelo desligamento da TV por assinatura via satélite, sendo que será cobrado apenas o valor do serviços consumidos até a data do desligamento.

Para aqueles que têm outros serviços da Vivo, a operadora afirma que irá entrar em contato caso ocorra alteração de ofertas ou disponibilidade de outro serviço. Dessa forma, pede que os clientes mantenham seus dados atualizados. Confira o comunicado na íntegra.

Risco de perder clientes

Embora a operadora não ofereça Vivo via DTH desde 2019, cerca de 300 mil clientes ainda assinavam a tecnologia. Ou seja, sem o serviço para 2023, a operadora corre o risco de perder esses assinantes.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao todo, a Vivo possui cerca de 1 milhão de cliente no Brasil, sendo que nos primeiros meses de 2022, a participação da TV por fibra óptica era de 8,5%, contra 57,9% da via satélite, Já a cabo coaxial teve cerca de 33% de acessos.

[ATUALIZAÇÃO – 03/06/2022 14H30]

Em nota enviada ao Minha Operadora, a Vivo confirmou a descontinuação de TV por assinatura via satélite. Leia o posicionamento na íntegra:

“A Vivo informa que, seguindo a estratégia de sempre levar as melhores tecnologias de conexão fixa ou móvel, descontinuará a tecnologia via Satélite (DTH), usada para os serviços de TV, e realizará a migração desses clientes, de acordo com a disponibilidade de tecnologia na área atendida. A empresa entrará em contato com os clientes por meio de seus canais de comunicação nos próximos meses para oferecer as melhores soluções e garantir a melhor experiência”.

ViaVivo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários