29/03/2024

Embrapii e BNDES fazem acordo e liberam recurso para projetos de inovação 5G

Também serão disponibilizados recursos para projetos voltados a ‘Soluções digitais para Agro, Saúde, Cidades Inteligentes e Indústria 4.0’.

Nesta terça-feira (21), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) anunciaram parceria para o desenvolvimento de inovações de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), onde serão disponibilizado crédito de R$ 50 milhões não reembolsável para o apoio de projetos de inovação a indústria nacional e 5G.

O acordo entre as as empresas foi anunciado na sede da Federação das Indústria do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, e contou com a presença de representantes do governo, pesquisadores e setor industrial para debater os desafios e oportunidades na área da Defesa.

De acordo com a Embrapii e o BNDES, e parceiras terá dois direcionamentos: um voltado para a “Soluções digitais para Agro, Saúde, Cidades Inteligentes e Indústria 4.0” e o outro para “Sistemas e Componentes para Conectividade e direcionado para o desenvolvimento de tecnologias para serviço de telefonia móvel 5G”.

No primeiro caso, está previsto um investimento em plataformas que tornem serviços e processos produtivos mais seguros, eficientes e inteligentes, como automação e robótica; Internet das Coisas (IoT); Inteligência Artificial (IA); Blockchain; e computação em nuvem, entre outros.

O segundo prevê o desenvolvimento de inovações e soluções 5G aplicadas à plataforma de hardware, seus sistemas e componentes para o desenvolvimento das tecnologias de quinta geração, Open RAN e semicondutores.

Empresas de todos os portes e setores poderão acessar o recurso não reembolsável, além de que também contarão com apoio técnico para o desenvolvimento de projetos.

Sobre a Embrapii

O Ecossistema da Embrapii possui uma rede de 76 Unidades EMBRAPI, ICTs credenciadas com infraestrutura de ponta e pesquisadores qualificados para apoiarem a indústria a superar seus desafios tecnológicos.

A empresa já apoiou 657 projetos destinados à Transformação Digital, sendo que 423 já foram finalizados, resultando em 346 pedidos de propriedade intelectual. Com um investimento de mais de R$ 886 milhões, 462 empresas a foram beneficiadas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários