04/04/2024

4 Programas para diminuir tamanho de vídeo

Com o avanço da tecnologia, vemos cada vez mais conteúdos em forma de vídeo. Por isso, os programas compressores de vídeo se tornaram de extrema importância.

Se você é um editor de vídeo profissional há um bom tempo, sabe que apenas 1 minuto de vídeo pode acabar consumindo uma alta quantidade de espaço do seu dispositivo. Então, nesse caso você já sabe da importância de comprimir seus vídeos para evitar esse uso inútil do seu precioso espaço de armazenamento.

Com o avanço da tecnologia, cada vez vemos mais e mais conteúdos em forma de vídeo, como tutoriais, vídeo aulas, vídeos de jogos, vlogs e muito mais. Por isso, os programas compressores de vídeo se tornaram de extrema importância.

Programas compressores de vídeo são ferramentas que permitem que você reduza o tamanho dos seus vídeos, manipulando o tamanho, formato e a resolução. Essas ferramentas geralmente suportam a maioria dos formatos de vídeo mais populares, como MOV, MP4, FLV e outros. Muitos programas permitem também que você compartilhe os vídeos diretamente em sites e redes sociais.

Essas ferramentas são utilizadas o tempo todo por editores de vídeo profissionais para evitar consumo desnecessário de espaço de armazenamento. Com a grande demanda de conteúdos de vídeo, os compressores de vídeo se tornaram mais fundamentais que nunca, e as ferramentas estão mais avançadas e completas para que você possa diminuir o tamanho de seus vídeos com precisão e facilidade. Na internet é possível também encontrar facilmente tutoriais específicos de como compactar seu vídeo em determinados programas, como no link https://www.movavi.com/pt/support/how-to/como-diminuir-o-tamanho-de-um-video.html.

Listamos aqui 4 programas recomendados para essa função.

1. Shotcut

Disponível para Windows, Mac e Linux, o Shotcut é um programa gratuito que conta com diversas funcionalidades. Fizemos um passo a passo para você aprender a usar a ferramenta para comprimir seus vídeos:

  1. Baixe o Shotcut, abra e use o botão de Abrir Arquivo para abrir seu vídeo;
  2. Para exportar em um novo formato de arquivo, clique em Exportar no canto superior direito;
  3. Você verá uma extensa lista de opções, recomendamos usar H.264 Baseline Profile, formato que vai reduzir o tamanho do seu vídeo sem tirar muito sua qualidade;
  4. Você também pode ajustar o tamanho do vídeo mudando sua resolução.

2. VLC Player

O VLC está disponível para Windows, Mac e Linux e é um dos programas de edição e reprodução de vídeos mais populares. Segue o tutorial para diminuir o tamanho de seus vídeos:

  1. Baixe o VLC, clique em Mídia > Converter/ Salvar;
  2. Clique em adicionar e selecione seu vídeo. Você pode selecionar vários vídeos e compactá-los simultaneamente;
  3. Clique em Converter/Salvar para ver as opções de conversão. Selecione a que melhor se encaixa em suas necessidades. O VLC apresenta recomendações de tamanhos para diferentes tipos de vídeo;
  4. Você também pode mudar a resolução de seu vídeo para reduzir ainda mais seu tamanho. Clique em Configurações e selecione Resolução;
  5. Quando acabar, clique em salvar e selecione o destino final de seu arquivo, junto com seu nome;
  6. Depois, apenas clique em Start e pronto. Se estiver comprimindo um vídeo muito grande, pode ser que demore um pouco.

3. Clipchamp

Se você não quer baixar ou usar um aplicativo no seu computador, existem inúmeros sites que permitem que você compacte seus vídeos. Alguns desses sites exigem que você faça uma conta, alguns exigem que você pague uma taxa mensal ou mantenha a marca d’água em seus vídeos.

Se você precisa reduzir o tamanho de arquivos de vídeo de maneira simples e constante, você pode considerar usar um serviço pago, como o Clipchamp. Disponível somente para Web, o programa te dá inúmeras opções, incluindo a ferramenta de edição de vídeo, upload de vídeos de todos os tamanhos e compactação de vários vídeos ao mesmo tempo.

Clipchamp possui uma versão gratuita, mas você não pode retirar a marca d’água de seus vídeos. Porém, a versão paga do programa não tem um alto custo, tornando muito compensatório pagar pelo plano.

Clipchamp é uma ótima opção se você quer diminuir o tamanho dos vídeos de maneira simples sem baixar um software em seu dispositivo. Para usar a ferramenta de compactação de vídeo, siga os passos:

  1. Acesse o site do Clipchamp
  2. Escolha o vídeo. Você pode selecioná-lo de seu dispositivo ou simplesmente arrastá-lo para a caixa;
  3. Escolha as configurações de compactação desejadas. Você pode alterar o formato do arquivo, a resolução do vídeo ou até sua qualidade;
  4. Nessa etapa, você pode usar as ferramentas de edição para mudar a aparência de seu vídeo, sendo possível cortar, cortar à mão livre, inverter e ajustar o brilho e a cor;
  5. Salve seu vídeo e compartilhe diretamente em suas redes sociais, ou salve em seu Google Drive.

4. VEED

VEED.IO está disponível para Web e oferece ferramentas de edição de vídeo, além de uma ferramenta fácil de usar para compactar vídeos e reduzir seu tamanho, sem necessidade de pagar uma taxa.

A ferramenta de compressão de vídeo do VEED suporta arquivos nos seguintes formatos: MP4, MOV, MKV, AVI, WMV e FLV. Se você usa Dropbox para compartilhar seus vídeos, você pode conectar sua conta com o VEED para fazer upload direto dos seus vídeos. Ele também possui uma ferramenta que permite que você ajuste a taxa de compressão entre alta qualidade e menor tamanho de arquivo.

Uma característica muito útil do programa é que ele estima o tamanho do arquivo antes de você compactá-lo. Essa ferramenta é útil se você precisa compactar seu vídeo para torná-lo pequeno o suficiente para enviar por e-mail ou por algum app de mensagens que possui um limite de tamanho de arquivo.

O VEED também permite que você mude configurações avançadas para que a resolução do vídeo seja alterada, caso você precise de um tamanho específico de arquivo.

Para compactar um vídeo, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do VEED;
  2. Escolha o vídeo. Você pode selecioná-lo de seu dispositivo ou arrastá-lo;
  3. Selecione as opções de compactação ou use as recomendações do VEED;
  4. Baixe o arquivo do vídeo compactado.

Conclusão

Não importa o uso final de seus vídeos, seja para monetizar conteúdos online, criar vídeos para mídias sociais ou apenas compartilhar com seus amigos, compactar seus conteúdos mantendo a qualidade do vídeo é sempre a melhor opção, tanto para quem produz quanto para quem assiste.

Encontrar o tamanho perfeito para seus vídeos, em equilíbrio com a qualidade é crucial, esperamos que esta lista tenha te ajudado a encontrar o melhor programa para suas necessidades. Já usou alguma dessas ferramentas? Conta pra gente nos comentários!

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários