05/04/2024

Comparação Completa entre HEIC e JPG: Qual É O Melhor Formato de Imagem?

Tanto HEIC quanto JPG são formatos utilizados em imagens. Além da diferença no nome entre esses dois formatos, existem outras diferenciações que ajudam você a decidir qual delas é a melhor para você. Existem outros formatos de imagem que estão disponíveis para você usar, mas na comparação de hoje vamos analisar HEIC e JPG.

A origem dos dois formatos

JPG é a abreviação de Joint Photographic Experts Group. Já HEIC é a abreviação de High Efficiency Image Format. Além da diferença no nome, esses dois formatos também estão bem distantes quanto as suas respectivas origens. Afinal, o JPG foi criado em 18 de setembro de 1992 em uma parceria entre a Joint Photographic Experts Group, IBM, Mitsubishi Electric, AT&T e Canon.

O formato HEIC foi criado em 2015 pela Moving Picture Experts Group (MPEG). Os dois formatos têm como objetivo oferecer uma extensão para imagens. Entretanto, o HEIC permite também que o seu formato seja usado para outros tipos de mídia, texto, áudio e vídeo. Já o JPG está totalmente focado em oferecer um formato para imagens.

Formatos e tecnologia de compressão de JPG e HEIC

Uma imagem em JPG pode ser usada nos seguintes formatos: .jpg, .jpeg, .jpe, .jif, .jfif, .jfi. Já um arquivo HEIC pode ser usado nos seguintes formatos: .heif, .heifs, .heic, .heics, .avci, .avcs, .avif, .avifs. Como é possível perceber, o HEIC tem maiores opções de formatos para os seus arquivos.

Além do formato do arquivo, JPG e HEIC também diferem na tecnologia de compressão. Pois o JPG é um formato que tem uma compressão que compromete a qualidade da imagem. Já o HEIC foca em oferecer um formato de trabalho para imagens, mas sem comprometer a qualidade dessa imagem ou mídia que você pretende editar.

Aceitação do formato JPG e HEIC em diferentes sistemas operacionais

O JPG é um formato mais aceito em diferentes dispositivos. Ele pode ser usado tanto em dispositivos da Apple quanto em Windows. Antes de converter de HEIC para JPG e vice-versa é necessário saber se o formato que você pretende usar é bem aceito no sistema operacional que você usa.

Afinal, o HEIC, por ser mais recente, e não ter sido totalmente implementado em diferentes sistemas operacionais, geralmente pode ser encontrado em sistemas operacionais da Apple. Portanto, é bem comum que usuários de iPhones, por exemplo, tenham que converter as suas imagens de HEIC para JPG para poder vê-las em um Windows.

Capacidade de edição

Para quem tem um trabalho de designer ou trabalha com edição de imagens é importante conhecer até que ponto é interessante editar cada um dos formatos. O HEIC é um formato que conta com transparência similar ao PNG. Essa característica é muito importante para uma imagem em HEIC.

Pois a compatibilidade dela para com outros arquivos de imagem facilita a edição e, consequentemente, permite que o trabalho seja mais adaptável. Já a JPG não tem o mesmo suporte de transparência da HEIC. Por isso, diversos especialistas preferem usar HEIC ao invés de JPG para criar logos, por exemplo.

Além disso, a cada edição de um arquivo JPG você perde parte da qualidade da imagem. Portanto, se você trabalha remotamente com edição de imagens, ou então faz parte de uma empresa e atua no design de imagens para ela, talvez seja mais interessante trabalhar com o arquivo no formato HEIC.

A HEIC não tem essa perda de qualidade da mesma maneira que a JPG oferece. Portanto, toda vez que você editar uma imagem HEIC ela não perderá a qualidade da mesma maneira que uma imagem JPG. Para imagens normais isso talvez não faça muita diferença. Porém, quando se trata de material de criativo para fins profissionais cada detalhe importa.

HEIC é melhor do que JPG

Na comparação entre HEIC e JPG o melhor formato é HEIC. Apesar de não ser tão aceito quanto o JPG, o HEIC tem muito mais qualidade do que as imagens em JPG. Detalhes como sombras e transparência são bem melhores em imagens HEIC. Além disso, esse formato é bem melhor de trabalhar do que JPG.

Pois o JPG perde qualidade toda vez que você edita. Já o HEIC mantém a qualidade por mais tempo. Além disso, as imagens em HEIC costumam ter tamanho menor do que JPG. Ou seja, você tem mais qualidade com menos tamanho ocupando o espaço do seu HD. Com base nessa análise é possível identificar que o HEIC é o melhor formato quando comparado com JPG.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários