24/03/2024

V.tal lança duas soluções para viabilizar o avanço do 5G no Brasil

Produtos são voltados para as operadoras de telefonia celular e empresas que detém as torres de operação desse serviço.

Pensando na viabilização do 5G no Brasil, a V.tal, empresa de infraestrutura de fibra óptica, lança dois produtos para garantir a estrutura necessária para a nova rede. O FTTTower (fibra até a torre) e FTTCity (fibra até a cidade) são voltados para as operadoras e empresas que possuem torres de telefonia móvel.

De acordo com o diretor de marketing da V.tal, Rafael Marquez, a infraestrutura de fibra no país terá um papel determinante na transmissão de sinal do 5G.

“Por conta das características do espectro da frequência licenciada para a tecnologia de quinta geração no Brasil, estima-se que precisaremos ter de 5 a 10 vezes mais antenas para atingir a cobertura que existe atualmente para a tecnologia 4G. E a V.tal, com sua capilaridade única de infraestrutura de fibra do Brasil, terá um papel determinante para conectar com fibra todas essas antenas móveis para garantir toda a capacidade de transmissão de dados que o 5G irá demandar”, explica.

As duas soluções são fundamentais para que a quinta geração de internet móvel garanta além de uma conexão melhor, assegure a execução das novas infinitas aplicações que a nova rede trará para o país, já que fornecerá maior precisão no processo de controle a distância.

Esses produtos serão instalados ao ponto que forem demandados por cada cliente, que terá conexão à vontade e estarão com rede tanto nas localidades com fibra óptica já passada pela V.tal, quanto naquelas que há necessidade cabeamento.

Para Marquez, a extensão de cerca de 400 mil km de fibra óptica que passa em 2.300 cidades em todo o território nacional, exercerá um papel essencial para a evolução do 5G no Brasil.

“A capilaridade, robustez e qualidade da nossa rede será fundamental para o 5G acontecer. Já estamos em negociação com algumas empresas e com pilotos das duas novas soluções rodando praticamente em todas as regiões do Brasil”, afirma Rafael Marquez, diretor de Marketing da V.tal.

O que as soluções fazem?

O FTTower vai conectar as torres e as antenas de celular entre uma localidade até os Pontos de Presença (POPs) das operadoras que atuam naquela área. Isto será feito através do Backhaul de fibra da V.tal em um mesmo município.

O FTTCity fará a conexão entre as localidades e os Pontos de Presença que estejam em outros municípios, sejam inter ou intraestadual. Com isso, serão utilizados trechos de backbone da rede de fibra óptica e de toda a rede de fibra disponível e exigida para esta conexão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários