05/04/2024

5G FWA: opção de conectividade para escolas públicas do DF

Tecnologia pode ser mais uma alternativa para conectar as unidades de educação, e se juntar à fibra óptica e ao satélite.

Em dezembro de 2023, o Ministério das Comunicações (MCom) deu início aos testes de 5G FWA (Fixed Wireless Access) como opção para conectar escolas públicas, com o objetivo de avaliar as condições da rede para fornecer conectividade para fins pedagógicos. O ministério e o Governo do Distrito Federal querem ampliar o projeto piloto para conectar as unidades educacionais no DF.

Foto: Lúcio Bernado/Agência Brasília

Com a finalização dos testes, será produzido um relatório pelo MCom, que será enviado para Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) para análise. Se a avaliação seja positiva, a tecnologia 5G FWA passa a ser uma das opções para conectar mais de 138 mil escolas públicas de educação básica no Brasil até 2026, junto com a fibra óptica e o satélite.

“Vamos realizar testes em algumas regiões do Distrito Federal para ver na prática como essa tecnologia irá funcionar em ambiente escolar e se ela será viável como mais uma alternativa para conectar as unidades de educação em todo o País”, afirmou o secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão, na época.

O 5G FWA (Fixed Wireless Access), também conhecido como “5G fixo”, é uma modalidade de banda larga fixa que usa a rede móvel para distribuir o sinal de internet localmente por meio de uma rede WiFi. Por ser de fácil instalação e manutenção, o uso do 5G FWA é mais barato que soluções convencionais. Comercialmente, a Claro foi a primeira operadora a lançar o produto no Brasil.

O assunto volta agora como destaque em encontro do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, com o secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Distrito Federal (GDF), Alexandre Villain, que também contou com a presença do diretor de Operações, Serviços e Ativos de Tecnologia da Informação e Comunicação do GDF, Hércules Júnior. Eles apresentaram a estrutura de conectividade das escolas públicas do Distrito Federal.

Alexandre Villain solicitou apoio na ampliação do Projeto Piloto 5G FWA em Escolas Públicas do DF, que é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e o GDF. Hércules Júnior, da Secretaria de Educação, destacou que a rede pública do DF é uma das mais conectadas do país e um exemplo para os demais estados.

O secretário Hermano Tercius destacou a importância de fazer esse projeto piloto no DF. “A realidade do DF é espetacular e o Ministério das Comunicações tem o interesse em cooperar e ampliar esse projeto para todo o país”, ressaltou.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários