De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o volume de reclamações de usuários referente aos serviços de telecomunicação encolheu 26,2% em fevereiro, onde foram registradas 148.273 queixas, redução de 52.762 reclamações em relação às registradas em fevereiro do ano passado.
![](https://www.minhaoperadora.com.br/wp-content/uploads/2022/04/reducao-volume-reclamacao-setor-telecom.jpg)
Desde abril de 2021 que as queixas registradas na Anatel têm apresentado uma queda a taxas superiores a 20%, sendo que em todo o ano, houve queda de quase 25%.
Segundo o Conexis Brasil Digital, sindicato das operadoras, a redução nas queixas é um reflexo das ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativas com o intuito de melhorar a relação com o consumidor.
“É claro que a prestação de qualquer tipo de serviço está sujeita a problemas, mas desde o começo do ano passado as quedas nas reclamações mostram os avanços e o respeito do setor na relação com os consumidores. Dados da plataforma Consumidor.gov mostraram que, em 2021, as empresas de telecomunicações apresentaram o maior índice de resolução de problemas, solucionando 89,3% das reclamações registradas no site”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Ferrari afirma que a criação do Não Me Perturbe (NMP), que permite o bloqueio de chamadas de telemarketing de empresas de telecom e oferta de crédito consignado, é um exemplo desses mecanismos de autorregulação que afetou positivamente na redução dessas queixas no setor.
Dentro da autorregulação também foram adotadas outras medidas que simplificam e torna transparente as ofertas feitas pelas companhias, reduzindo dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. Além disso, houve também implantação da automação de processos referente ao faturamento, por exemplo: emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
A cobrança é o assunto mais presente no número de reclamações, mas segundo os dados da Anatel houve uma redução de 26% nesse tópico, com uma queda de 17.999 queixas em fevereiro de 2021, em comparação ao mesmo mês no ano passado.
Houve redução também nas queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo em 35%, uma queda de 15.569 reclamações. Resultando refletido pelos elevados investimentos realizados pelo setor, que tem ultrapassado R$ 30 bilhões por ano.
Todos os serviços apresentaram uma queda consistente, sendo que a maior delas foi sobre a TV por assinatura, com 33,4%, saindo de 15.324 em fevereiro de 2021 para 10.121 em janeiro de 2022. Na telefonia móvel houve queda de 18,9%, enquanto que na banda larga fixa caiu 27,2%.